O censo é o oposto da técnica de amostragem e deve ser utili...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q47227 Auditoria
Acerca das etapas e características do trabalho de auditoria,
julgue os itens subsequentes.

O censo é o oposto da técnica de amostragem e deve ser utilizado sempre que houver necessidade de alta precisão dos dados.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre as etapas e características do trabalho de auditoria com um foco especial na técnica de censo e amostragem.

O tema central da questão aborda o uso das técnicas de censo e amostragem em auditoria. É importante entender que:

  • Censo: Consiste na verificação de todos os itens de um conjunto ou população. Isso significa que cada elemento é analisado, o que proporciona alta precisão, mas geralmente é mais demorado e dispendioso.
  • Amostragem: Envolve a seleção de itens representativos de um conjunto maior. É uma técnica útil para economizar tempo e recursos, mas pode não atingir o mesmo nível de precisão que um censo.

A alternativa correta é C - certo, pois a questão afirma que o censo é o oposto da técnica de amostragem e deve ser utilizado quando há necessidade de alta precisão dos dados. Isso está correto, porque o censo aborda todos os elementos, garantindo mais exatidão na análise dos dados.

Agora, vejamos por que a alternativa E - errado não é válida:

A alternativa "errado" seria uma escolha inadequada porque a afirmação feita na questão está correta ao descrever o uso do censo em auditoria para obter precisão, contrastando com as limitações da amostragem em termos de abrangência total dos dados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Apesar de achar estranho a colocação da palavra "oposto", pois, no meu entender, amostragem e censo não são opostos mas sim métodos excludentes, ou seja, o auditor utiliza um ou outro dependendo do tipo de distribuição e do objetivo do auditor.

Os critérios para utilização do censo no lugar da amostragem são descritos na IN 01-2001:

"5.Porém, existem casos onde não se recomenda a utilização de amostragem, tais como: a) quando a população é considerada muito pequena e a sua amostra fica relativamente grande; b) quando as características da população são de fácil mensuração, mesmo que a população não seja pequena; e c) quando há necessidade de alta precisão recomenda-se fazer censo, que nada mais é do que o exame da totalidade da população. " (grifo meu)

O censo é o oposto da auditoria, pois no censo a pesquisa é 100% enquanto na auditoria o procedimento é de amostragem de menos de 100% dos itens da população.
Colegas, não dá pra engolir essa afirmação totalmente subjetiva da Cespe

O oposto de 100% é 0%, qual seja, o oposto de selecionar TODOS é não selecionar nenhum.
No meu humilde entender, a palavra oposto está empregada corretamente. Creio que ela deve ser interpretada como no RL. TODO - oposto - ALGUM NÃO. Não se deve pensar em matemática, onde o oposto de 100 é -100 ^^

O exame de 100% das unidades de amostragem (população) é o oposto do exame de menos de 100% dos itens (amostra)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo