Para padronizar o uso de siglas e acrônimos à redação ofici...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2349067 Redação Oficial
Para padronizar o uso de siglas e acrônimos à redação oficial dos atos normativos, foram adotados os conceitos do Manual de Elaboração de Textos da Consultoria Legislativa do Senado, ao dispor que: “[...] a) o uso de siglas e acrônimos deve ser parcimonioso e restringir-se àquelas já existentes e consagradas; b) as siglas e os acrônimos devem ser escritos no mesmo corpo do texto, sem o uso de pontos intermediários ou finais.” (BRASIL, 1999) É um exemplo de acrônico:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Resposta: C (Anvisa)

Quando uma sigla pode ser lida como uma nova palavra, e não necessariamente letra a letra, pode ser chamada também de acrônimo. Como exemplo: Unesco, Anvisa

(IBGE, CNPQ e UFMG não são acrônimos)

Siglas: somente as letras iniciais do nome, todas em maiúsculo: FGV - Fundação Getúlio Vargas

Acrônimo: partes do nome, somente a primeira letra em maiúsculo: Unirio - Universidade Federal do Rio de Janeiro

sigla: constitui-se do resultado das somas das iniciais de um título.

Exemplo: Caixa Econômica Federal – CEF 

 acrônimo: constitui-se do resultado da soma de algumas sílabas ou partes dos vocábulos de um título. 

Exemplo: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa 

IBGE é a sigla do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Quando você pronuncia essa sigla, você a pronuncia letra por letra: I - B - G - E. Segundo o manual de redação, por ser uma sigla com mais de três letras pronunciadas separadamente, todas as iniciais devem ser maiúsculas.

Anac é a sigla da Agência Nacional de Aviação Civil. Quando você pronuncia ANAC você a pronuncia de uma só vez, ou seja, em uma palavra ("anaque"). Segundo o MPR, por ser uma sigla com mais de três letras, pronunciada em forma de uma palavra, apenas a inicial deve ser maiúscula, trata-se de um acrônimo.

Um acrônimo é uma palavra formada pelas letras iniciais de uma frase ou conjunto de palavras. Ao contrário de uma sigla, onde as letras são pronunciadas individualmente, um acrônimo forma uma nova palavra quando as letras são combinadas. Alguns exemplos de acrônimos incluem:

  1. NATO (North Atlantic Treaty Organization) - Organização do Tratado do Atlântico Norte
  2. NASA (National Aeronautics and Space Administration) - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço
  3. UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
  4. laser (light amplification by stimulated emission of radiation) - amplificação de luz por emissão estimulada de radiação
  5. radar (radio detection and ranging) - detecção e medição de distâncias por rádio

Os acrônimos são frequentemente utilizados para simplificar nomes longos e facilitar a comunicação, especialmente em contextos técnicos, científicos e organizacionais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo