A respeito das teorias criadas ao longo do século XX para co...

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Q768854 Jornalismo

A respeito das teorias criadas ao longo do século XX para consolidar, interpretar e aperfeiçoar os processos de comunicação, julgue o próximo item.

Oriundas da linguística e da semiótica, as teorias semiológicas, ao enfatizarem as cadeias de sentido operadas pelos sujeitos receptores da informação, transformaram a comunicação em uma área das ciências cognitivas.

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A semiologia é anterior a semiótica. Ferdinand Saussure (1857-1913) iniciou os estudos semiológicos, a semiótica inicia na Escola de Praga em 1926, com Roman Jakobson. http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/mm_educacao/doc/Teoria%20da%20comunicacao%20e%20semioti.pdf

Acredito que o erro está em dizer que a as teorias semiológicas transformaram a comunicação em uma área das ciências cognitivas.

 

A comunicação é autônoma e não um nincho de outra ciência. 

 

O que seriam as ciências cognitivas?
ciência cognitiva ou a ciência da cognição ou as ciências cognitivas designam normalmente o estudo científico da mente ou da inteligência (e.g. Luger 1994).

O erro está nessa associação.

maravilhoso, cada acha que o erro está em uma parte da assertiva. kkkk

Achei interessante a questão porque PIERCE utiliza muito a cognição, mas isso não torna a comunicação uma ciência da Cognição. A dificuldade está apenas na interpretação da questão e não na teoria da semiótica.

"Digo que os conceitos “demandam aperfeiçoamento” porque, se são o meio (como todo signo) pelo qual a realidade é experimentada, eles insistem no pensar já que, de um lado, a mente não cessa de interpretar e, de outro, os próprios objetos se chocam vez ou outra com opiniões e hábitos já Manipulação e protesto no ambiente mediático: uma análise semiótica 266 estabelecidos, impondo a revisão do conhecimento anterior. Essa é a “ação lógica”1 do “paciente objeto da semiótica”, como diz Ibri (1997, p.3): “de sua interioridade, este Objeto se faz exterior, tornando sua cognoscibilidade a sua própria essência de ser; ocultar-se como coisa em si mesma seria vedar-se à existência e eximir-se de evoluir”. Em outras palavras, a realidade convida ao pensamento, uma relação que é o nódulo metafísico e o mecanismo da semiose, assim como o fundamento do pragmati(ci)smo peirceano."
Link: http://www.intercom.org.br/e-book/colecao-gps-10.pdf  

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