O uso adequado de equipamentos em escritórios, no qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403542 Administração de Recursos Materiais
O uso adequado de equipamentos em escritórios, no que tange ao consumo consciente de energia, pode ser verificado em ações como a(o)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos entender esta questão, que aborda o tema do consumo consciente de energia em escritórios. O foco aqui é identificar ações que podem melhorar a eficiência energética no uso de equipamentos de escritório.

A alternativa C está correta: redução dos consumos do modo espera (stand by). Quando um equipamento está no modo de espera, ele continua consumindo energia, mesmo que em menor quantidade do que quando está em funcionamento total. Reduzir o consumo nesse modo é uma prática importante para promover a eficiência energética e evitar desperdícios.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - substituição de dispositivos centralizados multifunções por dispositivos monofunção: Dispositivos multifunções (que podem imprimir, copiar e escanear) tendem a ser mais eficientes energeticamente porque um único equipamento realiza várias tarefas, reduzindo o consumo em comparação com vários dispositivos monofunção separados.

B - retorno dos monitores convencionais, ao invés dos monitores planos (LCD): Monitores planos (LCD) costumam ser mais eficientes energeticamente do que os antigos monitores de tubo (CRT), que consomem mais energia.

D - substituição dos computadores portáteis por computadores de mesa: Computadores portáteis geralmente consomem menos energia do que computadores de mesa, tornando os portáteis uma opção mais eficiente em termos energéticos.

E - seleção de equipamentos que não apresentam critérios de eficiência energética: Esta opção vai diretamente contra o objetivo de promover o consumo consciente de energia, pois equipamentos com critérios de eficiência energética são projetados justamente para consumir menos energia.

Compreender essas estratégias ajuda a aplicar o conhecimento sobre eficiência energética na prática, garantindo que os escritórios contribuam para um consumo mais sustentável de energia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c) redução dos consumos do modo espera (stand by).


Redução do consumo utilizando o modo de Espera (Stand by)

Questão com resposta mal elaborada, dá a entender que a redução é do modo de espera e não do consumo.

Hábitos de deixar aparelhos eletrônicos ligados sem necessidade, em “standby” ou em modo de espera, custaram ao planeta cerca de US$ 80 bilhões no ano passado, de acordo com um estudo recentemente divulgado pela Associação Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

Segundo o estudo, o consumo de aparelhos que são ligados à internet (como PCs, notebooks, smartphones, tablets e modens) chegou a 615 terawatts/hora (TWh) em 2013, com mais de 14 milhões de dispositivos conectados. Desse total, 400 TWh foram desperdiçados com o hábito de deixar aparelhos ligados durante o ano de 2013 – mais que o consumo de energia elétrica anual de países como a Noruega e o Reino Unido.

O estudo, chamado More Data, Less Energy: Making Network Standby More Efficent in Billions of Connected Devices (Mais Data, Menos Energia: Fazendo o standby eficiente em bilhões de dispositivos conectados, em tradução literal), prevê que esse gasto só aumente nos próximos anos: em 2020, devem ser desperdiçados cerca de US$ 120 bilhões com o modo standby.

A explicação é simples: mesmo em modo de espera, vários aparelhos continuam a gastar bateria. (...)

O relatório ainda prevê que, em 2050, serão 500 bilhões de aparelhos conectados – pare e pense apenas para imaginar quanta energia pode ser gasta por esses dispositivos.

“A proliferação de aparelhos conectados à Internet traz benefícios para o mundo, mas seus custos em energia estão bem acima do que deveriam”, afirmou Maria van der Hoeven, diretora da AIE. Segundo a diretora, isso faz com que as pessoas também percam dinheiro, “porque o gasto leva a maiores custos na geração e distribuição de energia”.

fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/modo-standby-fez-planeta-gastar-us-80-bi-em-2013/ (com adaptações)

também achei estranha.  mas já percebi q essas bancas pequenas são um horror. por isso para  aprova que vou fazer agora estou fazendo o máximo de questão possível dessas bancas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo