Com base em ecologia, zoologia e botânica, assinale a alter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403385 Biologia
Com base em ecologia, zoologia e botânica, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - A vegetação predominante no estado de Goiás é o Cerrado, mas há também pequenas faixas de Mata Atlântica.

Justificativa:

A alternativa E está correta porque reflete a realidade ecológica do estado de Goiás. O Cerrado é, de fato, a vegetação predominante nessa região, sendo um dos biomas mais importantes do Brasil. Além disso, há registros de áreas remanescentes de Mata Atlântica em algumas partes do estado, o que confirma a veracidade dessa alternativa.

Análise das alternativas incorretas:

A - A jararaca, uma lepidóptera, é considerada um animal venenoso por produzir veneno e um aparato inoculador.

Essa alternativa está incorreta por vários motivos. Primeiramente, a jararaca não é uma lepidóptera (ordem de insetos que inclui borboletas e mariposas), mas sim uma serpente, pertencente à ordem Squamata. Além disso, lepidópteros não produzem veneno nem possuem aparatos inoculadores de veneno. Esta descrição é aplicável a várias espécies de serpentes, mas não a lepidópteros.

B - O código internacional de classificação zoológica foi criado para mostrar o parentesco filogenético entre as diferentes espécies animais.

Embora o código de nomenclatura zoológica seja um sistema para a classificação e nomeação dos animais, ele não foi criado especificamente para mostrar o parentesco filogenético entre as espécies. Sua principal função é fornecer um sistema unificado e estável para nomear os organismos. A filogenia, por outro lado, é estudada através de métodos específicos de análise evolutiva e não é a função primária do código de nomenclatura.

C - A jararaca, assim como outras diversas serpentes, faz parte da lista de espécies da fauna ameaçadas de extinção em Goiás.

Essa alternativa é incorreta porque as jararacas, apesar de serem espécies de interesse devido ao seu veneno, não estão atualmente listadas como ameaçadas de extinção no estado de Goiás. A conservação de espécies ameaçadas é um tema importante e é preciso sempre verificar as listas oficiais, como as mantidas pelo ICMBio, para informações atualizadas.

D - A jararaca é endêmica do Cerrado.

A jararaca não é endêmica do Cerrado, pois sua distribuição é bem mais ampla. Ela pode ser encontrada em diversos biomas brasileiros, incluindo a Mata Atlântica, o Pantanal e a Amazônia. A especificidade de endemismo significa que uma espécie ocorre exclusivamente em uma determinada região, o que não é o caso para a jararaca.

Concentre-se em compreender os conceitos-chave de cada alternativa e como eles se relacionam com as informações ecológicas e biológicas corretas. Isso ajudará você a identificar a resposta correta em questões semelhantes no futuro. Boa sorte nos seus estudos!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Goiás tem pequena faixa de Mata Atlântica no sul. Checar mapas.

a) A ordem Lepidoptera compreende todos os insetos conhecidos popularmente por borboletas e mariposas.

b) Código Internacional de Nomenclatura Zoológica é um documento que regula a nomenclatura científica na zoologia.

c)

d) Significado de endêmico: (Biogeografia) Que nasceu ou está restrito a certa região; diz-se da população, espécie ou organismo.

e) "...remanescentes de Mata Atlântica no estado de Goiás, cujas fitofisionomias se caracterizam por florestas estacionais deciduais e semideciduais, são, em grande parte, limítrofes ou inseridos em formações de Cerrado, ..." (http://www.ibama.gov.br/phocadownload/category/33-p?download=668)

A Jararaca não é endêmica do Cerrado pois ocorre por toda a Mata atlântica atravessando diversos Estados. Eu já vi uma no Rio de Janeiro, na Urca (Pão de Açúcar).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo