Um paciente de 40 anos de idade é vítima de acidente automo...
Um paciente de 40 anos de idade é vítima de acidente automobilístico, sofrendo politrauma grave. É levado pelo serviço de ambulância da região e, na chegada, a via aérea está aparentemente obstruída por sangue e dentes fraturados. O paciente está tossindo e não conversa, e tem respiração assimétrica e ferimento perfurante no hemitórax à direita, em que o murmúrio está abolido. Verificam-se FR = 30 irpm, SatO2 = 89% com O2 óculos nasal a 3l/min, extremidades frias, com tempo de enchimento capilar lentificado, PA = 80 mmHg x 40 mmHg, FC = 125 bpm, quadril estável e sem evidência de fraturas. Com Glasgow 6, o paciente aparenta pupilas isocóricas e fotorreagentes, diversas escoriações por todo o corpo, fratura exposta na perna à direita e sinais de fratura de mandíbula.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Cricotireoidostomia cirúrgica deve ser indicada.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver esta questão, precisamos entender que o foco está em determinar a intervenção mais apropriada para um paciente politraumatizado com obstrução das vias aéreas.
Tema central: A questão aborda situações de emergência em Medicina Intensiva, especificamente, a necessidade de assegurar a via aérea em um paciente com trauma grave e obstrução potencialmente fatal. O conhecimento necessário inclui a identificação dos sinais de obstrução das vias aéreas, avaliação da necessidade de intervenções imediatas, e familiaridade com procedimentos como a cricotireoidostomia.
Alternativa correta: C - Certo
A cricotireoidostomia cirúrgica é indicada quando há uma obstrução grave das vias aéreas superiores que não pode ser resolvida por métodos menos invasivos, como a intubação endotraqueal. Neste caso clínico, o paciente apresenta obstrução da via aérea por sangue e dentes fraturados, além de sinais de insuficiência respiratória (FR elevada e SatO2 baixa), o que justifica a realização imediata da cricotireoidostomia para garantir a permeabilidade das vias aéreas e assegurar uma ventilação adequada.
Alternativa incorreta: E - Errado
Considerar esta alternativa como errada seria negligenciar a necessidade urgente de intervenção nas vias aéreas. Sem a realização da cricotireoidostomia, o paciente correria o risco de hipóxia grave e até morte. A intubação convencional pode não ser viável devido à presença de trauma facial significativo, como indicado pelo texto (fratura de mandíbula e obstrução por dentes e sangue).
Portanto, a cricotireoidostomia cirúrgica é realmente necessária e a alternativa correta é C - certo.
Dicas para interpretação de questões:
- Identifique rapidamente os sinais vitais que indicam emergência (por exemplo, baixa SatO2, alta frequência respiratória, hipotensão).
- Considere a anatomia e possíveis limitações para entubar o paciente.
- Pense nas opções de manejo das vias aéreas em ordem de invasividade, partindo das menos invasivas para as mais invasivas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo