Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama de re...
Considerando a figura acima, que apresenta um diagrama de relacionamento entre os padrões de projeto descritos no livro GoF Book, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de programação orientada a objetos e padrões de projetos orientados a objetos.
I A implementação de padrões de projeto criacionais em linguagens como C#, Delphi e Java sempre envolverá a alocação de memória para a criação de objetos.
II A implementação de montadores de árvores sintáticas apóia-se mais no uso do padrão Singleton que no uso do padrão Composite.
III A implementação de tratadores de eventos de interface gráfica apóia-se mais no uso do padrão Observer que no uso do padrão Visitor.
IV A implementação de famílias portáveis de componentes de interface gráfica depende mais do emprego do padrão Chain of Responsibility que do padrão AbstractFactory.
V O padrão TemplateMethod é mais simples que o padrão Memento.
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Correto. Se envolver criar/instanciar objetos, sempre envolverá a utilização de alguma memória.
II A implementação de montadores de árvores sintáticas apóia-se mais no uso do padrão Singleton que no uso do padrão Composite.
Errado. Correção: mais no uso do padrão Composite que no uso do padrão Singleton.
III A implementação de tratadores de eventos de interface gráfica apóia-se mais no uso do padrão Observer que no uso do padrão Visitor.
Correto
IV A implementação de famílias portáveis de componentes de interface gráfica depende mais do emprego do padrão Chain of Responsibility que do padrão AbstractFactory.
Correto
V O padrão TemplateMethod é mais simples que o padrão Memento.
Ta mais pra errado do que pra certo. A simplicidade de um padrão varia de acordo com a experiência e conhecimento de cada um. Nada impede porém de alguém achar o padrão Memento mais complexo dependendo do sistema em que ele está implementado.
Letra B
Ao meu ver o padrão de criação Singleton só envolve alocação de memória da primeira vez que é invocado, pois nas demais apenas usa a referência ao objeto criado da primeira vez.
b-
II A implementação de montadores de árvores sintáticas apóia-se mais no uso do padrão Singleton que no uso do padrão Composite.
The intent of a composite is to "compose" objects into tree structures to represent part-whole hierarchies. Implementing the composite pattern lets clients treat individual objects and compositions uniformly.
https://en.wikipedia.org/wiki/Composite_pattern
IV- A implementação de famílias portáveis de componentes de interface gráfica depende mais do emprego do padrão Chain of Responsibility que do padrão AbstractFactory.
The intent in employing the pattern is to insulate the creation of objects from their usage and to create families of related objects without having to depend on their concrete classes.This allows for new derived types to be introduced with no change to the code that uses the base class.
https://en.wikipedia.org/wiki/Abstract_factory_pattern
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