Sobre a coleta e conservação de amostras biológicas, consid...
Sobre a coleta e conservação de amostras biológicas, considere as seguintes afirmações:
1. Nas amostras para bacteriologia, deve-se utilizar os swabs estéreis para colher o material, sendo importante não os deixar secar fora da área de colheita, o que se consegue colocando-os imediatamente em recipiente de vidro. Quanto mais rápido o swab for examinado, melhor.
2. Utiliza-se para exames hematológicos o sangue contendo como anticoagulante o ácido etilenodiamino tetra-acético ou a Heparina. No caso de exames de animais, geralmente o ácido é utilizado para a coleta de sangue de animais menores, enquanto que a Heparina é utilizada para animais maiores.
3. Nas amostras fecais, as fezes utilizadas para pesquisa de enteroparasitas devem ser coletadas com a devida higiene, sendo recomendado o uso de um papel para a deposição das fezes, e depois, com um palito de madeira, recolhem-se de 5 a 10 g de fezes em latinhas, potes plásticos ou vidros de boca larga, devidamente limpos.
4. As amostras de pelo servem, em princípio, para a identificação de lesões fúngicas, recomendando-se obtê-las das bordas externas das lesões ativas. O pelo deve ser arrancado e não cortado, pois sua raiz é fundamental para o diagnóstico. Colocam-se as amostras em recipientes limpos e secos e, por fim, elas são encaminhadas ao laboratório.
5. Os anticoagulantes mais utilizados na rotina laboratorial são: Heparina; Ácido etilenodiamino tetra-acético; Oxalatos; Fluoreto; Citrato de Sódio; Ferredoxina e Bisfenol. A utilização dessas substâncias está relacionada com o tipo de amostra e o método de análise.
Assinale a alternativa CORRETA: