Um ciclo de refrigeração utiliza freon-12 como fluido de tr...
Um ciclo de refrigeração utiliza freon-12 como fluido de trabalho. Sabe-se que o calor transferido do freon-12 durante o processo de compressão é de 5 kJ/kg, enquanto o calor trocado no evaporador e o trabalho no compressor valem 110 kJ/kg e 70 kJ/kg, respectivamente.
Qual é o valor aproximado do coeficiente de eficácia do ciclo?
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qevap / Wcomp = 110 / 70 = 1,571
O COEFICIENTE DE PERFORMANCE, COP, É UM PARÂMETRO FUNDAMENTAL NA ANÁLISE DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. MESMO SENDO DE UM CICLO TEÓRICO, PODE-SE VERIFICAR OS PARÂMETROS QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DO SISTEMA. A CAPACIDADE DE RETIRAR CALOR SOBRE A POTÊNCIA CONSUMIDA PELO COMPRESSOR DEVE SER A MAIOR POSSÍVEL.
COP = Qf / W
COP = (110 KJ/ Kg ) / 70 KJ/ Kg
COP = 1,57
ESSE VALOR TEM QUE SER MAIOR QUE 1
Talita, não necessariamente maior que 1.
Existem refrigeradores com COP menor ou igual a 1. Apesar de não ser eficiente, pode existir sim. Basta não ter um bom dimensionamento que é possível chegar nesse COP.
Não é correto afirmar que o COP de refrigeração tem que ser obrigatoriamente maior que 1.
O COP de um ciclo de refrigeração é a razão entre o calor absorvido no evaporador (Qentra) e o trabalho de compressão. Deste modo:
COP: 110/70 = 1,571.
Ressalta-se que o COP deve ser sempre >1.
Ricardo, não concordo em considerar o valor perdido no cálculo da eficácia.
Devemos entender que a eficácia do ciclo nada mais é que:
"o que eu consegui extrair do ambiente" X "o que eu gastei para fazer isso".
Da forma como você colocou, da a entender que eu gastei 75 kJ/kg no compressor, o que não é verdade. Está bem claro que foi apenas 70 kJ/kg. Trata-se apenas de pegadinha.
O que podemos concluir, na verdade, é que caso não houvesse ocorrido a transferência desses 5 kJ/kg, o evaporador teria conseguido extrair 115 kJ/kg. Desta forma, o COP seria: 115/70 = 1,64.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo