Os indicadores de gestão podem ser classificados em indicado...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
OUTCOME - também conhecido como construído, de colheita, de fim, de resultado, lagging, resultante, item de controle, de efeito, caracteriza-se por ser um indicador menos gerenciável e que se origina da “torcida” (oração, pensamento positivo etc.) dos gestores, caso não haja seus desdobramentos em indicadores drivers.
- Mede efeito após um certo tempo;
- Serve para verificar se os objetivos estão sendo atingidos;
- A cada outcome deve ser adicionado um ou mais drivers.
DRIVER - indicador também conhecido como construtor, de plantação, de meio, de esforço, leading, direcionador, item de verificação, de causa, caracteriza-se pela possibilidade de ser gerenciado pela cobrança, já que consiste em um esforço particularizado capaz de construir outro indicador maior.
- Mede a causa antes do efeito (outcome) acontecer;
- Serve para verificar se os planos ligados aos fatores críticos de sucesso estão sendo cumpridos.
Fonte: Sistema de Indicadores - Excelência em gestão (FNQ)
Os indicadores de resultados são:
eficiência(meio): recursos utilizados e produtos e serviços gerados
eficacia: (fim): resultados alcançados
efetividade: impactos gerados.
ou seja, medem o efeito após um certo tempo.
Indicadores estratégicos permitem mensurar a estratégia. Eles podem ser de dois tipos: o outcomes, que medem um efeito após certo tempo, e os drivers, que medem causa antes do efeito.
Fonte: Gestão Dinâmica de Projetos: LifeCycleCanvas. https://books.google.com.br/books?id=e4eiDAAAQBAJ&pg=PA23&lpg=PA23&dq=%22medem+o+efeito+ap%C3%B3s+um+certo+tempo%22&source=bl&ots=u4NDGLUlxw&sig=BHZ7hmXvnnmfldTN5rNULlUHGVI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwing_705dfOAhXIEZAKHahYDp0Q6AEIIzAC#v=onepage&q=%22medem%20o%20efeito%20ap%C3%B3s%20um%20certo%20tempo%22&f=false
A C está errada pois é um indicador de esforço chamado de Execução. Ela se refere à realização de processos, projetos e planos de ação conforme o que foi estabelecido.
Gabarito "B"
Indicadores direcionadores e Indicadores de resultados
O pressuposto de uma boa estrutura de gerenciamento de desempenho de processos é que existam métricas bem elaboradas e que sejam capazes de prover suporte à criação de indicadores de problemas organizacionais. Indicadores poder ser categorizados em:
Indicadores direcionadores (drivers): Monitoram a causa antes do efeito e caracterizam-se pela possibilidade de alterar o curso para o alcance de um resultado.
Indicadores de resultados (outcome): Monitoram o efeito e não permitem mais alterar um dado resultado.
Essa categorização dos indicadores de processos auxilia o gestor interagir (ou não) no resultado atuando nas medições dos indicadores direcionadores. Vejamos um exemplo fictício; uma determinada pessoa que possui a vontade de emagrecer e estabelece uma meta de perder 5% do peso por mês até chegar no seu objetivo final de atingir 80 quilos. Perder os 5% do peso por mês se caracteriza em um indicador de resultado, sendo que ele não está medindo nenhuma ação para chegar nessa meta. Esta pessoa sabe que se correr diariamente 5 quilômetros, isso ajudará ela atingir o seu objetivo e com isso define essa meta. Este é um indicador direcionador, que auxilia no atingimento da meta.
Se ele atingir a meta de correr diariamente 5 quilômetros, no final do mês quando for verificar o seu indicador de resultado saberá que está atingindo o objetivo por conta do indicador direcionador e não ficará apenas na gestão de “torcer” para alcançar o seu objetivo.
https://gaussconsulting.com.br/blog/gerenciamento-por-indicadores/
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo