A herança, na programação orientada a objetos, é uma forma ...
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Alternativa correta: C - Com a herança, o programador pode economizar tempo durante o desenvolvimento de um programa.
A herança é um dos pilares fundamentais da programação orientada a objetos. Ela permite que uma nova classe, chamada de subclasse ou classe derivada, herde atributos e métodos de outra classe já existente, conhecida como superclasse ou classe base. Isso facilita o reaproveitamento de código e promove uma organização mais lógica e hierárquica das estruturas de dados e funcionalidades do sistema.
A vantagem mencionada na alternativa C se deve ao fato de que, ao utilizar herança, o programador não precisa reescrever código que já foi escrito anteriormente. Por exemplo, se você tem uma classe Veículo
com atributos e métodos comuns a todos os veículos, e precisa criar uma classe Carro
, você pode fazer com que Carro
herde de Veículo
e, assim, já terá todas as funcionalidades básicas de um veículo, podendo adicionar ou modificar aquelas específicas para carros.
Isso economiza tempo de desenvolvimento, visto que o programador pode se concentrar nas partes novas e específicas da subclasse, sem ter que reescrever o que já está implementado na superclasse. Além disso, a herança proporciona uma facilidade de manutenção do código, pois mudanças feitas na superclasse podem automaticamente refletir nas subclasses, desde que não se sobreponham às especializações das subclasses.
Portanto, a herança é um recurso valioso na otimização do processo de desenvolvimento de software, permitindo a reutilização de código e a extensibilidade de sistemas de maneira eficiente e organizada, o que justifica a alternativa C como a correta.
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Herança é a característica da Programação Orientada a Objetos que possibilita a reutilização de código comum em uma relação de hierarquia entre Classes.
Vamos utilizar a entidade Carro como exemplo.
→ SUPERCLASSE: automóvel (todos os automóveis aceleram, freiam, possuem mecanismo de acionamento de faróis, entre outros) - dentro dela terá:
- carro
- moto
- caminhão
Dessa forma podemos modelar os comportamentos semelhantes em uma Classe “pai” Automóvel que conterá os atributos e comportamentos comuns.
Através da Herança, as Classes filhas de Automóvel vão herdar esses atributos e comportamentos, sem precisar reescrevê-los reduzindo assim o tempo de desenvolvimento!
GAB.C
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