As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são frequentes...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942739 Enfermagem
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são frequentes, têm múltiplas etiologias e apresentações clínicas, e causam impacto na qualidade de vida das pessoas, nas relações pessoais, familiares e sociais. O diagnóstico e tratamento das pessoas com IST e de suas parcerias sexuais interrompe a cadeia de transmissão, prevenindo outras infecções e possíveis complicações. Correlacione as colunas abaixo conforme o agente etiológico e a possível infecção:
1- Chlamydia trachomatis (sorovars L1, L2 e L3) 2. Haemophilus ducreyi
3. Klebsiela granulomatis  4. Treponema pallidum

( ) Cancroide.  ( ) Donovanose.  ( ) Sífilis. ( ) Linfogranumoma venéreo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D

Para resolver essa questão, é essencial entender as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e seus agentes etiológicos. Vamos revisar cada uma das correspondências corretas na alternativa D:

1. Chlamydia trachomatis (sorovars L1, L2 e L3) - Linfogranuloma venéreo: Esta bactéria é responsável pelo linfogranuloma venéreo, uma infecção que se caracteriza por úlceras genitais e linfadenopatia inguinal.

2. Haemophilus ducreyi - Cancroide: O Haemophilus ducreyi é o agente causador do cancroide, uma IST que provoca úlceras dolorosas nos genitais.

3. Klebsiella granulomatis - Donovanose: Esta bactéria é responsável pela donovanose, também conhecida como granuloma inguinal, que provoca úlceras indolores e crônicas nos genitais.

4. Treponema pallidum - Sífilis: Treponema pallidum é a bactéria responsável pela sífilis, uma infecção que passa por várias fases, com manifestações clínicas diversas, desde úlceras indolores até complicações sistêmicas graves.

Vamos analisar agora as alternativas incorretas:

A - 3; 4; 2; 1: Esta sequência está errada. Donovanose é causada por Klebsiella granulomatis (3) e não por Treponema pallidum (4).

B - 4; 1; 3; 2: Aqui, Sífilis é corretamente atribuída a Treponema pallidum (4), mas a sequência como um todo não está correta. Linfogranuloma venéreo não é causado por Chlamydia trachomatis (1).

C - 1; 3; 4; 2: Esta sequência também está errada. Linfogranuloma venéreo é causado por Chlamydia trachomatis (1), mas Donovanose não é causada por Treponema pallidum (4).

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cancroide: é uma infecção da pele ou das mucosas genitais causada pela bactéria Haemophilus ducreyi e caracterizada por pápulas, úlceras dolorosas e aumento dos linfonodos inguinais, provocando supuração.

Donovanose: É uma IST crônica progressiva, causada pela bactéria Klebsiella granulomatis. Acomete preferencialmente a pele e mucosas das regiões da genitália, da virilha e do ânus.

Sífilis: é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Linfogranuloma venéreo (LGV): é uma infecção crônica causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que atinge os órgãos genitais e os gânglios da virilha. É popularmente conhecida como “mula”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo