Cuidar do familiar idoso é uma realidade crescente na socied...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta. Vamos entender o porquê:
Tema da questão:
A questão aborda a assistência e o treinamento oferecidos aos cuidadores de idosos com demência avançada. Esse é um tema essencial na área de Psicologia do Desenvolvimento, pois lida com o entendimento de como o desenvolvimento humano ocorre ao longo da vida e as particularidades do envelhecimento.
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D sugere "encorajar a reavaliação constante da situação vivenciada, como um todo, e o replanejamento da rotina sempre que parecer necessário". Esta é a abordagem mais adequada para cuidadores de idosos com demência avançada. A demência é uma condição que pode progredir e mudar ao longo do tempo, e, portanto, a situação do idoso e a carga de trabalho do cuidador precisam ser reavaliadas regularmente. Essa prática permite que o cuidador adapte as estratégias de cuidado conforme novas necessidades surgem, além de promover um cuidado mais eficaz e menos estressante.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Esta opção sugere que o estresse do cuidador é decorrente de sua própria vulnerabilidade e não das condições do paciente idoso. Esta abordagem é inadequada, pois ignora a complexidade do cuidado de um idoso com demência e coloca a culpa injustamente no cuidador, sem oferecer suporte ou soluções práticas para o manejo do estresse.
Alternativa B: Esta opção propõe minimizar os sentimentos negativos em relação ao idoso, argumentando que ele é vítima da doença. No entanto, negar ou minimizar sentimentos negativos pode ser prejudicial ao cuidador, que precisa de espaço para expressar e lidar com suas emoções de forma saudável. Reconhecer esses sentimentos é parte importante do suporte psicológico.
Alternativa C: Esta opção recomenda evitar o contato com familiares de idosos dementes ou outros cuidadores. Essa visão pode isolar o cuidador e privá-lo de uma rede de apoio essencial. Compartilhar experiências com outros cuidadores e receber suporte emocional e prático faz parte de uma estratégia saudável de enfrentamento.
Alternativa E: Esta opção sugere fortalecer os recursos pessoais do cuidador para evitar a substituição ou rodízio de cuidadores. Embora fortalecer os recursos pessoais seja importante, a ideia de evitar a substituição pode ser problemática. O rodízio de cuidadores pode ser necessário para evitar a exaustão e o esgotamento do cuidador principal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A letra E começa bem, realmente é necessário fortalecer os recursos pessoais do cuidador para lidar com o estresse, afinal por mais preparado que ele seja é uma situação que demanda muito envolvimento físico e emocional. A questão da substituição ou rodízio de cuidadores me deixou em dúvida. Porém minha tia é cuidadora de uma idosa acamada a quase 10 anos, e lembrei que são duas cuidadoras fixa e elas sempre fazem revezamento nos fins de semana e feriados, fora algumas temporárias que tiram as férias delas. Se formos analisar é preciso ter folgas, revezamentos e caso o cuidador ou a família ou o idoso não se adaptem é preciso sim substituir. Sei que isso não é a realidade da grande maioria da população, mas achei que é um bom exemplo para essa questão.
D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo