Um marco para a ampla utilização da Promoção de Saúde como u...
Um marco para a ampla utilização da Promoção de Saúde como uma ação prioritária de saúde pública foi a Carta de Ottawa de 1986. Nesse documento, a Promoção de Saúde foi definida como “um processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde”. Essa definição está alinhada com o atual entendimento da Organização Mundial da Saúde que conceitua saúde como sendo “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de afecções ou enfermidades”. A partir da Constituição Federal de 1988, a saúde no Brasil passou a ser “um direito de todos e dever do Estado”, e a Promoção de Saúde tornou-se um elemento-chave para que o Estado possa garantir tal direito. Nesse contexto, surge também o termo “Promoção de Saúde Bucal”, que segue os princípios básicos da Promoção de Saúde geral, mas com foco em Odontologia. Sobre os aspectos da Promoção de Saúde delineados na Carta de Ottawa, considere as asserções a seguir.
I. O desenvolvimento de métodos de exame de tecnologia avançada é algo que deve ser prioritário para a melhoria da saúde da população.
II. A Promoção de Saúde deve incluir ações nas áreas política, econômica e biológica, já que estas estão associadas a determinantes de saúde e doença.
III. Habitação adequada, alimentação saudável, educação e nível de renda estão entre os determinantes essenciais da saúde.
IV. O apoio ao desenvolvimento de habilidades pessoais e ao empoderamento comunitário também deve fazer parte das ações de Promoção de Saúde.
V. O modelo biomédico é uma base teórica importante para a definição de prioridades e o planejamento das ações de Promoção de Saúde.
É CORRETO apenas o que se afirma em