No que se refere às alterações de fala e ao tratamento dos p...
No que se refere às alterações de fala e ao tratamento dos pacientes com fissura labiopalatina, julgue o próximo item.
Uma criança com fissura labiopalatina pode apresentar
dificuldade na produção da pressão intraoral negativa
necessária para a sucção; nesse caso, o recurso utilizado pelo
fonoaudiólogo deve ser uma mamadeira específica para
portadores de fissura labiopalatina, já que a amamentação
não será possível em virtude do risco de refluxo nasal e
aspiração de leite materno.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
Vamos entender melhor o tema tratado na questão. Ela aborda as alterações de fala e o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina, com um foco específico em crianças.
Para resolver essa questão, é necessário compreender as dificuldades associadas à fissura labiopalatina em neonatos, especialmente no que diz respeito à alimentação.
Primeiramente, é verdade que uma criança com fissura labiopalatina pode apresentar dificuldade na produção da pressão intraoral negativa necessária para a sucção. Isso ocorre devido à comunicação anômala entre a cavidade oral e nasal.
No entanto, a questão afirma que a amamentação não será possível em virtude do risco de refluxo nasal e aspiração de leite materno. Esse é o ponto principal que torna a alternativa errada.
Justificativa da Alternativa Correta:
Mesmo com a fissura labiopalatina, a amamentação pode ser possível. Diversas técnicas e posições podem ser utilizadas para facilitar a amamentação e minimizar o risco de refluxo nasal e aspiração. Além disso, a amamentação é altamente recomendada por seus inúmeros benefícios nutricionais e imunológicos para o bebê.
Os fonoaudiólogos podem sim utilizar mamadeiras específicas como um recurso adicional para complementar a alimentação, mas afirmar que a amamentação não será possível não é correto. A introdução de mamadeiras específicas é uma alternativa, não uma exclusão da amamentação.
Portanto, a afirmativa está errada porque generaliza um impedimento que não é absoluto. O fonoaudiólogo deve sempre considerar a possibilidade de amamentação antes de indicar outros métodos de alimentação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo