A seguridade social nos países capitalistas da Europa Ociden...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRF - 2ª REGIÃO
Q1196284 Serviço Social
A seguridade social nos países capitalistas da Europa Ocidental e da América Latina estrutura-se tendo como referência a organização social do trabalho. Em decorrência do grau de desenvolvimento do capitalismo e da organização da classe trabalhadora, dentre outros aspectos, a seguridade social constitui-se de forma diferenciada em cada país. Acerca das diferentes formas como a Seguridade Social se estrutura, assinale a afirmativa correta.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra C

-No modelo bismarckiano os seguros sociais são condicionados a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada.

Modelo Bismarckiano

  • Surgimento: Esse modelo surgiu na Alemanha no Sec. XIX, de acordo com Boschetti (2009) no ano de 1883;
  • Esse modelo surgiu durante o Governo do Chanceler Otto Von Bismarck, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores;
  • Características: as características desse modelo é semelhante a dos seguros privados, pois: os benefícios cobrem principalmente (e às vezes exclusivamente) os trabalhadores, o acesso é condicionado a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada;
  • financiamento: os recursos são provenientes, fundamentalmente, da contribuição direta de empregados e empregadores, baseada na folha de salários; em relação à gestão, teoricamente (e originalmente), cada benefício é organizado em Caixas, que são geridas pelo Estado, com participação dos contribuintes, ou seja, empregadores e empregados.
  • Objetivos dos benefícios nesse regime: o os benefícios assegurados pelo modelo bismarckiano se destinam a manter a renda dos trabalhadores em momentos de risco social decorrentes da ausência de trabalho.

Modelo Beveridgiano

  • Surgimento: Surgiu na Inglaterra no ano de 1942, durante a segunda guerra mundial;
  • Esse modelo propôs o Welfare State;
  • Características: No sistema beveridgiano, os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade
  • O financiamento: é proveniente dos impostos fiscais, e a gestão é pública, estatal.
  • Os princípios fundamentais: são a unificação institucional e uniformização dos benefícios;
  • Objetivos dos benefícios nesse regime: o modelo beveridgiano tem como principal objetivo a luta contra a pobreza.

Fonte:

As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Alemanha, no final do século XIX, mais precisamente em 1883, durante o Governo do Chanceler Otto Von Bismarck, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores. O modelo bismarckiano é identificado como sistema de seguros sociais, pois suas características assemelham-se à de seguros privados. Em relação aos direitos, os benefícios cobrem principalmente os trabalhadores contribuintes e suas famílias. O acesso é condicionado a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada (BHERING; BOSCHETTI, 2007, p. 66).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo