No que se refere a disfonias, fonoaudiologia hospitalar e bi...
No que se refere a disfonias, fonoaudiologia hospitalar e biossegurança aplicada à fonoaudiologia, julgue o item que se segue.
Durante a internação hospitalar, pacientes submetidos a
traqueostomia cursam com diminuição da elevação,
anteriorização e estabilização laríngea, redução da
sensibilidade traqueal, inabilidade da limpeza das secreções
das vias aéreas superiores por meio do reflexo de tosse,
compressão esofágica, diminuição do reflexo adutor das
pregas vocais, atrofia por desuso da musculatura laríngea e
inabilidade de gerar pressão aérea subglótica, fatores que
contraindicam a ingesta de alimentos por via oral por esses
indivíduos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Vamos entender por que a alternativa correta é errado. A questão aborda o tema da disfonia e a atuação da fonoaudiologia hospitalar em pacientes submetidos à traqueostomia, além de aspectos relacionados à biossegurança.
Primeiro, é importante destacar que a traqueostomia pode realmente levar a diversas alterações funcionais, como a diminuição da elevação e anteriorização laríngea, redução da sensibilidade traqueal, e outras citadas na questão. Esses fatores podem impactar a função da deglutição e a produção vocal.
Porém, a afirmação de que todos esses fatores contraindicam a ingesta de alimentos por via oral para pacientes traqueostomizados é incorreta. Nem todos os pacientes traqueostomizados terão contraindicação absoluta para alimentação por via oral. Essa contraindicação deve ser avaliada caso a caso, considerando a condição clínica do paciente e o acompanhamento fonoaudiológico.
A atuação do fonoaudiólogo no ambiente hospitalar inclui a avaliação da deglutição e a definição de estratégias para a reabilitação da função de deglutição, que podem permitir a ingesta segura de alimentos por via oral para muitos pacientes traqueostomizados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo