Na soldagem do cobre comercialmente puro pelo processo TIG,...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Na soldagem do cobre não se utiliza muito misturas gasosas, entretanto, misturas de argônio com até 30 % de nitrogênio ou hélio oferecem como vantagens o maior aporte térmico e velocidades de soldagem mais altas, em comparação com o argônio puro.
Os desoxidantes utilizados nos metais de adição apresentam maior afinidade pelo oxigênio, quando comparados com o cobre, como, por exemplo, o silício, o manganês, o alumínio, o boro e o titânio, presentes em teores muito baixos, entre 0,02 e 0,35 %. Quando a condutividade elétrica é uma propriedade muito importante para uma dada aplicação, utiliza-se o boro como desoxidante no metal de adição, uma vez que este elemento afeta menos a condutividade elétrica do cobre. O metal de adição contendo silício e manganês como desoxidantes foi inicialmente desenvolvido para aplicações nas quais o hélio e o argônio são usados como gases protetores, porém mais recentemente tem sido usado também quando a proteção gasosas é feita com nitrogênio, já que atualmente este gás tem sido produzido com níveis de pureza mais elevados.
Fonte: http://www.infomet.com.br/site/metais-e-ligas-conteudo-ler.php?codAssunto=70
Mas a condutividade térmica do boro é inferior a do silício e alumínio, por exemplo. Porque ele seria mais adequado?
Alguém saberia uma explicação mais detalhada?
Essa é o tipo de questão que só acerta na prova quem trabalha na área, dado que ninguém vai estudar essa matéria até esse nível de detalhamento e também que nem sequer essa é uma informação facilmente dedutível logicamente.
Na soldagem do cobre comercialmente puro pelo processo TIG, o elemento desoxidante é utilizado para remover as impurezas presentes no metal. Essas impurezas podem prejudicar a qualidade da solda, principalmente no que diz respeito às propriedades elétricas do cobre.
O boro é um elemento desoxidante comum utilizado na soldagem do cobre, pois forma compostos intermetálicos com o cobre que não afetam significativamente suas propriedades elétricas. O boro reage com as impurezas presentes no cobre, como o oxigênio e o enxofre, formando boratos que se dissolvem na escória. Esse processo de remoção das impurezas é conhecido como desoxidação.
Outros elementos desoxidantes como alumínio, silício, manganês e titânio também podem ser utilizados na soldagem do cobre, mas em quantidades controladas, pois em excesso podem prejudicar a condutividade elétrica do material. Por exemplo, o alumínio pode formar compostos intermetálicos com o cobre que são mais duros e menos condutores do que o cobre puro, diminuindo a sua condutividade elétrica. O mesmo acontece com o silício, manganês e titânio.
Portanto, na soldagem do cobre pelo processo TIG, o boro é o elemento desoxidante mais indicado para ser utilizado, pois causa o menor prejuízo possível à condutividade elétrica do material.
O pessoal desse site olha as estatísticas antes de responder, com certeza kkkk
48% de acerto nessa questão não ia acontecer nunca. Extremamente específica.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo