O Sistema Único de Saúde deve contribuir para ampliação do ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda o cuidado e o manejo de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), destacando a importância de estratégias adequadas para ampliar o acesso e qualificar a atenção a essas pessoas.
Resumo teórico: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurobiológica do desenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação e interação social, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos. No contexto da saúde coletiva, especialmente dentro do SUS, é essencial oferecer intervenções que respeitem as necessidades individuais e promovam a inclusão.
Alternativa correta: D - Estereotipias motoras ou comportamentos repetitivos podem ser atenuados com uso de algumas medicações
Justificativa: A alternativa D é correta porque, em alguns casos, determinados medicamentos podem ser indicados para ajudar a reduzir comportamentos repetitivos e estereotipias em pessoas com TEA. Isso é feito sempre com acompanhamento médico e fonoaudiológico especializado, considerando os riscos e benefícios para cada indivíduo. Estudos têm mostrado que, em determinados casos, o uso de medicação pode ser uma parte do tratamento integrado para melhorar a qualidade de vida das pessoas com TEA.
Análise das alternativas incorretas:
A - "Ao perceber movimentos repetitivos e estereotipados, o terapeuta deve ignorá-los para não reforçar estes comportamentos e manter o foco na atividade proposta": Esta abordagem é inadequada porque ignorar movimentos repetitivos sem compreender sua função pode ser prejudicial. Esses comportamentos podem ser uma forma de comunicação ou auto-regulação para a pessoa com TEA.
B - "Atos e rotinas que têm função organizadora para as pessoas com TEA devem ser gradualmente substituídas por atividades educativas e socialmente aceitas": Substituir rotinas organizadoras não leva em conta a importância desses padrões para a segurança e conforto do indivíduo com TEA. As rotinas são fundamentais para muitos indivíduos e devem ser respeitadas e integradas às atividades educativas.
C - "Na terapia fonoaudiológica, sempre devem ser utilizados os alimentos de preferência do indivíduo": Embora respeitar as preferências alimentares seja importante, sempre usar apenas alimentos preferidos pode não ajudar na ampliação do repertório alimentar e na dessensibilização a diferentes texturas e sabores, o que é um objetivo em muitos tratamentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo