A respeito da fala do primeiro quadrinho, analise as...
I. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "a nível de", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.
II. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "enquanto", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.
III. A palavra "autoconhecimento" é formada por composição.
Assinale
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Expressões a Evitar e Expressões de Uso Recomendável - do Manual de Redação da Presidência da República, na página 71 esclarece que "A locução ao nível tem o sentido de à mesma altura de: Fortaleza localiza-se ao nível do mar. Evite seu uso com o sentido de em nível, com relação a, no que se refere a. Em nível significa ‘nessa instância’: A decisão foi tomada em nível Ministerial; Em nível político, será difícil chegar-se ao consenso. A nível (de) constitui modismo que é melhor evitar." Ressalte-se que não existe nada que esteja "a nível de", e sim, "NO nível de", uma vez que nível é substantivo masculino ITEM CORRETO II - Na página seguinte do Manual (pág. 72), enquanto é tratado por "Conjunção proporcional equivalente a ao passo que, à medida que. Evitar a construção coloquial enquanto que". Cabe mais uma ressalva: O Caramujo afirma: "... eu tenho uma vantagem enquanto caramujo!". Em algum momento ele deixará de ser caramujo? ITEM ERRADO. III - Composição é o processo pelo qual a palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer de duas formas: Justaposição – quando não há alteração nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composição. Exemplo: girassol (gira + sol), pé-de-moleque (pé + de + moleque) Aglutinação – quando há alteração em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronúncia. Exemplo: planalto (plano + alto) Com certeza não é a maneira que "autoconhecimento" é formada.
Autoconhecimento é formada por derivação prefixal. Derivação é o processo pelo qual palavras novas (derivadas) são formadas a partir de outras que já existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: Prefixal; Sufixal; Parassintética; Regressiva; Imprópria. Derivação prefixal é processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo a um radical. Exemplo: desfazer, inútil, AUTOCONHECIMENTO - "auto" prefixo grego que quer dizer próprio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo