A respeito da fala do primeiro quadrinho, analise as...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q316750 Redação Oficial
A respeito da fala do primeiro quadrinho, analise as afirmativas a seguir:

I. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "a nível de", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.

II. Com base no Manual de Redação da Presidência da República, a forma "enquanto", com o sentido com que foi produzida, deve ser evitada.

III. A palavra "autoconhecimento" é formada por composição.

Assinale

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I) CORRETO
 
O uso de “a nível de” está correto quando a preposição “a” está aliada ao artigo “o” e significa “à mesma altura”:
 
a) Não posso dizer que quem mata está ao nível de pessoas que roubam, no que diz respeito às consequências.
b) Hoje, Florianópolis acordou ao nível do mar.
 
 
Da mesma forma, a expressão "em nível de" está empregada corretamente quando equivale a "de âmbito" ou "com status de":
 
a) A pesquisa será realizada em nível nacional.
b) A votação da nova lei federal será feita em nível de direção.
 
 
O importante é saber que as expressões "a nível de" e "em nível de" não estão erradas, mas são  refutadas pelos gramáticos, ou seja, pela norma culta da língua. Há sim um exagero e o uso equivocado de tais locuções que já tomaram o lugar de outras como: "com relação", no âmbito", "em relação a", "no que concerne", "quanto a", dentre outras. Essse fato não é bom, pois delimita a língua portuguesa, a qual é vasta, versátil e rica em vocabulário!
(II) CORRETO   Sobre o ENQUANTO   1 - Exige correlação do tempo do verbo (em geral, o imperfeito: falava, dizia, revelava, pedia) quando usado jornalisticamente para introduzir duas ou mais informações simultâneas ou complementares: Enquanto prossegue o julgamento dos acusados, o governo prepara novas ações contra os guerrilheiros. / Enquanto o técnico atribui aos jogadores o mérito pelas vitórias do time, estes só destacam um nome: o do próprio técnico. / Enquanto o nível de desemprego cresceu na Grande São Paulo, a renda dos assalariados caiu na mesma proporção. / Enquanto o porta-voz do Planalto dava as explicações pedidas pela imprensa, o presidente saía pelos fundos do palácio. / Enquanto o governo não cumprir sua promessa de cortar gastos, dificilmente o déficit público será contido. 2 - Este recurso favorece a formação de frases longas e cheias de intercalações. Pense sempre nisso quando escrever um texto do gênero e procure tornar o período o mais objetivo possível. 3 - Em nenhuma hipótese misture os tempos verbais: Enquanto X estranhou tal coisa, Y dizia que... / Enquanto X insiste na idéia, Y contestou essa pretensão... / Enquanto os golfinhos procuraram praias desertas, o pingüim dá uma lição de vida... / Enquanto a CBF convidou X para técnico da seleção, o Santos quer o mesmo treinador. 4 - Evite (por se tratar sentido erudito que se está tornando modismo) o uso de enquanto como sob o aspecto de, em frases deste tipo: Fez um retrato do escritor enquanto intelectual. / Era um homem enquanto político e outro enquanto empresário. / Falou sobre a filosofia enquanto ciência.
(III) ERRADO   Muitas palavras foram e serão formadas por composição, visto que, esse modo de originar novas palavras abre espaço para muitas possibilidades. Palavras formadas por composição originam-se pela união de duas ou mais palavras ou radicais, formando assim uma nova palavra composta, com novo significado. Dentro da formação por composição existem duas formas de unir palavras para gerar uma nova, estas são:   Composição por justaposição   Neste processo as palavras são formadas através da união de duas ou mais palavras e com essa união não há perda ou alteração gráfica ou fonética, ou seja, as palavras após se unirem não sofrem nenhum tipo de alteração na sua escrita ou pronúncia. É importante saber quando e como se usa o hífen, pois muitas palavras formadas por justaposição usam o hífen para ligar-se. Exemplo: Girassol (gira + sol) Cavalo-marinho (cavalo + marinho) Composição por aglutinação   É semelhante à composição por justaposição, porém, há alteração fonética. Exemplo: Aguardente (água + ardente) Planalto (plano + alto) Hidrelétrica (hidro + elétrica)
autoconhecimento foi formada por derivação prefixal, com o prefixo "auto" na palavra conhecimento
Item Correto

I - Expressões a Evitar e Expressões de Uso Recomendável - do Manual de Redação da Presidência da República, na página 71 esclarece que "A locução ao nível tem o sentido de à mesma altura de: Fortaleza localiza-se ao nível do mar. Evite seu uso com o sentido de em nível, com relação a, no que se refere a. Em nível significa ‘nessa instância’: A decisão foi tomada em nível Ministerial; Em nível político, será difícil chegar-se ao consenso. A nível (de) constitui modismo que é melhor evitar."   Ressalte-se que não existe nada que esteja "a nível de", e sim, "NO nível de", uma vez que nível é substantivo masculino   ITEM CORRETO   II - Na página seguinte do Manual (pág. 72),  enquanto é tratado por "Conjunção proporcional equivalente a ao passo que, à medida que. Evitar a construção coloquial enquanto que".   Cabe mais uma ressalva: O Caramujo afirma: "... eu tenho uma vantagem enquanto caramujo!". Em algum momento ele deixará de ser caramujo?    ITEM ERRADO.   III - Composição é o processo pelo qual a palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer de duas formas:  Justaposição – quando não há alteração nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composição. Exemplo: girassol (gira + sol), pé-de-moleque (pé + de + moleque)  Aglutinação  – quando há alteração em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronúncia. Exemplo: planalto (plano + alto) Com certeza não é a maneira que "autoconhecimento" é formada.
  Autoconhecimento é formada por derivação prefixal. Derivação é o processo pelo qual palavras novas (derivadas) são formadas a partir de outras que já existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: Prefixal; Sufixal; Parassintética; Regressiva; Imprópria. Derivação prefixal é processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo a um radical.  Exemplo: desfazer, inútil, AUTOCONHECIMENTO - "auto" prefixo grego que quer dizer próprio.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo