A respiração é fundamental para o desenvolvimento das estru...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1885108 Fonoaudiologia
A respiração é fundamental para o desenvolvimento das estruturas orofaciais, podendo ser nasal, oral e mista. Assinale a alternativa que apresenta uma consequência esperada de respiração oral crônica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão aborda as consequências da respiração oral crônica nas estruturas orofaciais. No contexto da fonoaudiologia, é fundamental entender como diferentes padrões respiratórios afetam o desenvolvimento da face e da cavidade oral. Para responder a essa questão, é necessário conhecimento sobre as funções orofaciais e suas alterações.

A resposta correta é a alternativa A - Maloclusão. A maloclusão refere-se ao alinhamento inadequado dos dentes e à forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam. A respiração oral crônica pode levar à maloclusão porque o hábito de respirar pela boca provoca alterações no crescimento das estruturas orofaciais, incluindo a mandíbula e o maxilar, resultando em um mau alinhamento dentário.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Hipertrofia das adenoides: Embora as adenoides aumentadas possam ser uma causa de respiração oral, elas não são uma consequência da respiração oral crônica. A hipertrofia das adenoides pode obstruir a passagem nasal, levando ao hábito de respirar pela boca, mas não é um resultado desse hábito.

C - Desvio de septo nasal: O desvio do septo nasal também é uma causa comum de obstrução nasal, contribuindo para a respiração oral, mas não é uma consequência direta da respiração pela boca. O desvio é uma condição anatômica que geralmente está presente desde o nascimento ou se desenvolve devido a traumas.

D - Hábitos deletérios orais: Hábitos como sucção de dedo ou uso prolongado de chupeta podem ser associados a alterações orofaciais, mas não são consequências da respiração oral crônica. Na verdade, esses hábitos podem coexistir com a respiração oral, mas a respiração pela boca não os causa diretamente.

Para resolver questões como essa, é importante que você relacione os efeitos fisiológicos da respiração oral com as alterações físicas que ela pode causar nas estruturas orofaciais. Analisar a causa e consequência dos hábitos respiratórios ajuda a identificar a resposta correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo