José Luís, após sucessivos atrasos no trabalho devido a prob...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre definições de qualidade.
Garvin (1992), apresentou cinco definições de qualidade com abordagens diferentes, as quais são: transcendental; baseada no produto; baseada no usuário; baseada na produção e baseada no valor.
Paladini (2005) complementou o conceito de qualidade baseado no valor, sinalizando que este, engloba dois conceitos distintos: excelência e valor, que representam a relação qualidade versus preço. “Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável.
Slack (2002), aborda o conceito de qualidade baseado no valor, dizendo que o custo e o preço também podem influir na qualidade de determinado produto.
Considerando o detalhamento da questão e às necessidade de José Luís constatamos que a motivação foi baseada no conceito de qualidade baseada no valor, quando destaca que o preço seria justo (avaliação custo x benefício) e com apenas uma única funcionalidade “Despertar" (sem exigências de outras funcionalidades que abordem outros aspectos da qualidade).
Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “C", uma vez que ficou evidenciado que dentre outros conceitos de qualidade, o conceito que motivou José Luis foi baseado no valor, que privilegia a relação custo benefícios sem aspectos de qualidade adicionais.
Fonte: SLACK. Nigel. Administração da produção. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002
PALADINI, E. P. et al. Gestão da Qualidade – Teoria e Casos. São Paulo: Campus, 2005.
GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: C
Garvin propôs uma visão ampla e inclusiva, considerando cinco abordagens principais:
Transcendental: qualidade é uma “excelência inata” que só pode ser reconhecida pelo Cliente através de sua própria experiência o produto.
Centrada no produto: qualidade é uma variável mensurável e precisa que pode ser encontrada no conjunto das características e atributos de um produto.
Centrada no valor: qualidade é função do nível de conformidade do produto a um custo aceitável. Isso vincula as necessidades do consumidor aos requisitos da fabricação.
Centrada na fabricação: qualidade depende da conformidade com os requisitos, conforme estabelecidos pelo projeto do produto.
Centrada no cliente: qualidade está definida pelo atendimento às necessidades e conveniências do cliente. Este enfoque é subjetivo pois as preferências do cliente variam.
FONTE: https://qualityway.wordpress.com/2015/08/18/david-a-garvin-e-as-oito-dimensoes-da-qualidade-por-gregorio-suarez-parte-1/
Letra C.
Analisando a questão:
1. Teve a necessidade da compra do despertador;
2. Quando decidiu comprá-lo ele foi à feira. Poderia ir ao shopping e certamente pagaria mais caro. Portanto, José Luis foi motivado pelo PREÇO.
A primeira classificação é de Garvin (2002) que diz que a qualidade pode ser definida dentro de cinco abordagens principais, são elas:
1- Transcendente: Qualidade vai além das definições racionais e científicas, qualidade é uma percepção intuitiva, não se sabe porque algo possui qualidade, mas se sente e se sabe que esse algo é de qualidade;
2- Baseada no produto: A qualidade é baseada em uma série de especificações mensuráveis que a garantem e certificam;
3- Baseada no usuário: A qualidade parte da percepção do cliente, o que ele acha bom o satisfaz é de qualidade;
4- Baseada na produção: A qualidade é a eficiência em se produzir exatamente o que foi projetado, de forma otimizada e sem perdas;
5- Baseada no valor: É a definição que passa pelo custo e preço, quanto maior o desempenho com o menor preço ou custo, mais qualificado será o produto.
Quem disse que no camelô é mais barato??
A questão pressupõe que o preço do camelô seja mais barato. Não é.
"o preço seria justo, ainda que não oferecesse nada além da função de despertar"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo