Ao realizarem uma gestão de qualidade, os responsáveis pela ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: IBGE Prova: FGV - 2016 - IBGE - Analista - Análise de Projetos |
Q630492 Administração Geral

Ao realizarem uma gestão de qualidade, os responsáveis pela tarefa frequentemente fazem uso de ferramentas para auxiliar nos processos de avaliação e aplicação de medidas.

Uma ferramenta adequada e bastante difundida nos processos de gestão de qualidade para identificar variações nos processos é:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das ferramentas da Gestão da Qualidade, sendo mais especificamente cobrada a carta de controle.


Diante disso, vamos a uma breve explicação.

Com o objetivo de verificar se os processos estão dentro do padrão planejado, a carta de controle é uma das ferramentas da qualidade mais utilizadas, constituindo-se de um gráfico com um limite superior, inferior e central.


Conforme exemplo abaixo, este gráfico serve justamente para controlar e caso os limites sejam excedidos, então as devidas correções serão aplicadas para que o processo retorne ao padrão planejado.

  



(Imagem retirada de portaliso.com).

Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “E", uma vez que a carta de controle é muito utilizada nos processos de gestão da qualidade para identificar variações nos processos, constituindo-se de um gráfico com um limite superior, inferior e central.


Gabarito do Professor: Letra “C".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ferramentas de Gestão da Qualidade - Gráfico de Controle ou Carta de Controle:

Ferramenta que mostra o desempenho do processo. Avalia se o comportamento de um processo, em termos de variação, é (ou não) previsível.

O processo está sob controle se:

Todos os pontos estão dentro dos limites estabelecidos

A disposição dos pontos, dentro dos limites, é aleatória

O processo não está sob controle se:

Existir periodicidade (subidas e descidas) em intervalos regulares de tempo

Existir tendência para cima ou para baixo

Existe deslocamento (mudança no nível de desempenho)

Existem dois tipos de gráfico de controle – um para valores contínuos e outro para valores discretos.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABgLEAI/ferramentas-gestao-qualidade-carta-controle

Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

 

Matriz BCG – Wikipédia, a enciclopédia livre

https://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG

Gabarito: C

Gráfico de Controle ou Carta de Controle - Para distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais.

As funções destes gráficos são: 
1 - Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas.

2 - Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões.

3 - Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos.

FONTE: http://www.portalaction.com.br/controle-estatistico-do-processo/graficos-ou-cartas-de-controle
 

A) Errada. Matriz BCG é uma análise gráfica com o objetivo de suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

 

B) Errada. O modelo das cincos forças de Porther destina-se à análise da competição entre empresas. As cinco forças são: Rivalidade entre os concorrentes; Poder de Negociação dos Clientes; Poder de Negociação dos Fornecedores; Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes; Ameaça de produtos substitutos.

 

C) Gabarito. Os gráficos de controle servem para medirmos a variabilidade de um processo. Através da determinação de limites mínimos e máximos de “tolerância”, podemos analisar o comportamento de um processo específico.

 

D) Errada. ZzzzZZzzz

 

E) Errada. A teoria de Maslow trabalha as relações humanas como: Auto-realização, Estima, Sociais, Segurança e Fisiológicas. 

Letra C.

 

O gráfico de controle/carta de controle é uma ferramenta para a análise estatística dos problemas em um determinado processo que foi criada por Shewhart.


Trata-se de uma ferramenta simples que realiza uma análise gráfica das variações nos processos monitorados. Com ela, é possível visualizar facilmente as variações comuns e normais em um processo, abrindo a possibilidade de identificar variações que demonstram descontrole nos processos e investigá-las. 

 

Shewhart  tornou-se conhecido como o pai do controle estatístico da qualidade/controle estatístico de processos e também foi responsável pelo desenvolvimento inicial do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), esse foi aperfeiçoado e difundido em um segundo momento, em conjunto com William Edwards Deming.

 

Prof. Carlos Xavier

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo