Sobre os vícios de linguagem, expressões como anexar junto; ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1934114 Português

Alimentação e expectativa de vida 


        Já está claro que comer menos doces e mais vegetais faz bem para a saúde. Um novo estudo, porém, traduziu em números os impactos de ter uma dieta saudável: é possível aumentar em até 13 anos a expectativa de vida ao mudar a alimentação. 

          A pesquisa estimou o tempo de vida ganho - ou melhor, que deixaria de ser perdido - ao se substituir uma dieta típica ocidental - com alta ingestão de carne vermelha, açúcar e processados - por uma alimentação ______ base de grãos integrais e leguminosas, como feijão e lentilha.

         De acordo com os pesquisadores, um jovem de 20 anos nos Estados Unidos pode alcançar um aumento de até 13 anos na expectativa de vida após fazer essa mudança alimentar de forma permanente. Entre as mulheres americanas com a mesma idade, o ganho seria de 10,7 anos ao adotar uma dieta mais saudável.

          A mudança alimentar na faixa dos 40 também ajuda na saúde. O ganho de expectativa de vida, de acordo com a pesquisa, é de 10 anos para as mulheres e de 11,7 anos para os homens que trocam alimentos como bacon e salsichas por legumes e verduras.

       Já entre os idosos de 80 anos, os cientistas apontaram um benefício menor: alta de 3,4 anos na expectativa de vida, após a troca da dieta. Todas as faixas etárias analisadas se beneficiariam das mudanças alimentares, de acordo com a pesquisa, mas o ganho cai ______ medida em que a troca ocorre mais tarde.

      “A mudança sustentada de uma dieta típica para uma dieta otimizada desde tenra idade pode se traduzir em um aumento na expectativa de vida de mais de 10 anos. Os ganhos são reduzidos substancialmente com o atraso no início das mudanças, principalmente quando se aproxima a idade de 80 anos”, concluíram os pesquisadores.

       Até mesmo uma dieta “no meio do caminho” entre a típica ocidental e a considerada ideal traz benefícios, segundo os autores. Um prato que não exclui, mas reduz a quantidade de carnes vermelhas e processadas e a de bebidas açucaradas também está associado ______ um aumento de expectativa de vida, embora menor.

    Já está claro para a Medicina que comer certos alimentos pode levar a um aumento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, responsáveis pelo grande número de mortes em todo o mundo. Carnes processadas, como bacon e linguiça, por exemplo, aumentam o risco de câncer do intestino, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
(Fonte: Terra - adaptado.)
Sobre os vícios de linguagem, expressões como anexar junto; limite máximo; elo de ligação; acabamento final são exemplos de: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pleonasmo: redundância de termos no âmbito das palavras,

Alternativa correta: C

Pleonasmo é uma figura de linguagem usada para intensificar o significado de um termo através da repetição da própria palavra ou da ideia contida nela.

Exemplos: Subir para cima;

Descer para baixo;

Ganhe grátis;

Certeza absoluta.

Em construções como anexar juntolimite máximoelo de ligaçãoacabamento final constata-se o pleonasmo vicioso, um vício de linguagem que pauperiza a língua. Pode-se definir como a repetição desnecessária de uma ideia anteriormente expressa. Exs.: hemorragia de sangue, decapitar a cabeça, adentrar o interior, etc. Recorde-se de que esse pleonasmo não equivale ao pleonasmo literário, que serve à ênfase, ao estilo, à elegância.

a) Solecismo.

Incorreto. É um vício de linguagem que define os erros que atentam contra as normas de concordância (nominal e verbal), de regência (nominal e verbal) ou de colocação pronominal (posição dos pronomes oblíquos átonos do tipo me, te, se, lhe, o, a, etc.);

b) Cacofonia. 

Incorreto. É um vício caracterizado pelo encontro ou repetição de fonemas ou sílabas que produzem efeito desagradável. Ex.: um mamão custa cinco reais (um mamão = uma mão);

c) Pleonasmo.

Correto. Vide o início do comentário;

d) Preciosismo.

Incorreto. É o uso de expressões, frases ou palavras requintadas que podem por vezes causar obscurecimento da mensagem. Usa-se em detrimento da naturalidade do estilo. É o que se chama popularmente de falar difícil ou com prolixidade.

Letra C

Graças a Deus, temos pessoas que nos ajudam a tirar dúvidas e entender as questões de concursos, continuem sempre assim ajudando o próximo

[GABARITO: LETRA C]

Os vícios de linguagem são desvios das normas gramaticais da língua. A presença desses desvios (por meio de palavras ou expressões) dificulta a compreensão, impede a fluência e interfere na construção de sentido de frases, orações ou mesmo da integralidade de um texto.

AMBIGUIDADE → Emprego de uma palavra ou uma expressão que permite mais de uma interpretação.

Ex: Ela lavou bem a manga (a fruta ou a parte de uma camisa?).

ARCAÍSMO → Quando se emprega uma palavra ou expressão considerada antiquada.

Ex: Dantes (de antes).

BARBARISMO → Uso de formas inadequadas à norma culta.

ex: Essa tauba estava solta (tábua).

CACÓFATO → O encontro de palavras em uma frase que produz um som desagradável ou inusitado.

ex: Sempre põe a culpa nela (panela).

COLISÃO → O encontro de palavras em uma frase que produz um som desagradável pela repetição de fonemas parecidos.

ex: O sábio não sabia que o sabsabia assobiar.

ECO → Sucessão de sons iguais ao final de cada palavra.

ex: A ascensão do balão no São João.

HIATO → O encontro de vogais idênticas entre uma palavra e outra.

ex: Ana a analisou.

SOLECISMO Emprego equivocado de concordância, de regência e de pronomes.

ex: Fazem dois anos. (Faz).

PLEONASMO VICIOSO OU REDUNDÂNCIA → Quando uma expressão repete o mesmo conceito.

ex: Surpresa inesperada. (Surpresa).

VULGARISMO → Uso de palavras ou expressões que evidenciam a linguagem popular.

ex: É dez hora. (São dez horas).

ESTRANGEIRISMO → Uso indiscriminado de palavras estrangeiras para as quais já existem outras na língua portuguesa.

ex: Delivery (entrega em domicílio).

FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS – GRAMÁTICA ESQUEMATIZADA.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo