Julgue o item subsecutivo, referente ao potencial evocado au...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487616 Fonoaudiologia

Julgue o item subsecutivo, referente ao potencial evocado auditivo de tronco encefálico, aos testes que avaliam o processamento auditivo e ao v-HIT (vídeo teste do impulso cefálico). 


O teste GIN (gaps in noise test) tem como objetivo determinar o limiar de detecção de gap e avalia a habilidade auditiva de ordenação temporal.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado (E)

Vamos discutir o tema abordado na questão, que envolve o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, os testes que avaliam o Processamento Auditivo e o v-HIT (vídeo teste do impulso cefálico).

A questão especificamente fala sobre o GIN (gaps in noise test), cujo objetivo é determinar o limiar de detecção de gap, ou seja, a menor lacuna de silêncio que uma pessoa pode perceber em um sinal contínuo de ruído. Entretanto, ela afirma incorretamente que este teste avalia a habilidade auditiva de ordenação temporal.

Para esclarecer:

Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é um exame que avalia a atividade elétrica ao longo da via auditiva central até o tronco encefálico, útil no diagnóstico de desordens auditivas e neurológicas.

Processamento Auditivo refere-se às habilidades que o cérebro usa para interpretar e entender os sons, incluindo atenção auditiva, discriminação, memória e localização sonora.

v-HIT (vídeo teste do impulso cefálico) é um exame usado na avaliação da função vestibular, analisando o reflexo vestíbulo-ocular (RVO) para detectar possíveis disfunções vestibulares.

Agora, para explicar claramente o erro na afirmativa:

GIN (Gaps in Noise Test) é um teste que realmente visa determinar o limiar de detecção de gap, mas ele avalia a habilidade auditiva de resolução temporal, e não de ordenação temporal. A resolução temporal é a habilidade do sistema auditivo de perceber pequenos intervalos de tempo entre sons. A ordenação temporal, por outro lado, envolve a capacidade de perceber e ordenar sons em uma sequência temporal correta.

Portanto, a alternativa correta é Errado (E) porque o GIN avalia a resolução temporal e não a ordenação temporal.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo