A glicose é a principal fonte de energia do organismo; porém...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q625725 Enfermagem
A glicose é a principal fonte de energia do organismo; porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. O problema é uma das principais preocupações da Saúde Pública mundial. Qual o nome da doença provocada pelo excesso de glicose no sangue?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: D - Diabetes mellitus.

A questão aborda um aspecto crucial da saúde pública: o impacto do excesso de glicose no sangue e as complicações decorrentes dessa condição, conhecida como Diabetes mellitus. Esta doença crônica é caracterizada pela incapacidade do organismo de regular adequadamente os níveis de glicose, seja por deficiência na produção de insulina ou por resistência à insulina.

Justificando a alternativa correta:

Diabetes mellitus é, de fato, a doença referida na questão. Os sintomas e complicações mencionados, como excesso de sono, cansaço, problemas físicos, ataque cardíaco, derrame, insuficiência renal, problemas na visão, amputações e lesões de difícil cicatrização, estão associados aos efeitos do descontrole glicêmico a longo prazo. Este é um dos principais problemas de saúde pública devido à sua alta prevalência e impacto nas condições de vida das pessoas.

Explicando as alternativas incorretas:

  • A - DST/AIDS: Embora seja uma importante questão de saúde pública, DST/AIDS refere-se a infecções sexualmente transmissíveis e suas complicações, não relacionadas diretamente ao excesso de glicose no sangue.
  • B - Tuberculose: Esta é uma infecção bacteriana que afeta principalmente os pulmões, também sem ligação direta com o excesso de glicose no sangue.
  • C - Hanseníase: Conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada por bactérias, que afeta a pele, nervos e outros órgãos, novamente sem relação com a glicose elevada no sangue.
  • E - Hipertensão Arterial: Trata-se de pressão alta, que é uma condição crônica comum, mas não é causada diretamente pelo excesso de glicose no sangue. Embora diabetes e hipertensão possam ocorrer simultaneamente, são condições distintas.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa D, Diabetes mellitus. O texto explica que a glicose em excesso pode trazer várias complicações à saúde, como o excesso de sono, cansaço, problemas físicos-táticos e diversas outras complicações. Quando não tratada adequadamente, a doença pode levar a complicações graves, como ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização. O diabetes é uma das principais preocupações da saúde pública mundial, pois é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, exigindo cuidados contínuos e tratamento adequado para evitar complicações.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo