“O período de incubação é de três a quinze dias após a pica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q625726 Enfermagem
“O período de incubação é de três a quinze dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue (viremia). Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre alta (normalmente entre 38° e 40 °C) de início abrupto, mal-estar, anorexia (pouco apetite), cefaleias, dores musculares e nos olhos”. A descrição faz referência a qual doença?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: B - Dengue.

Vamos entender por que essa é a resposta certa e analisar cada uma das opções apresentadas.

Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O enunciado da questão descreve sintomas típicos de dengue: um início abrupto de febre alta, mal-estar, dores musculares, cefaleias e dor retro-orbital (nos olhos), além de um período de incubação que varia entre três a quinze dias. Esses sintomas são característicos da dengue, que é uma doença bastante prevalente em áreas tropicais e subtropicais.

Agora, vamos justificar por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Cólera: A cólera é uma infecção aguda do intestino delgado causada pela bactéria Vibrio cholerae. Seus sintomas principais são diarreia aquosa intensa e desidratação, e não coincidiriam com a descrição de febre alta e dor muscular.

C - Tétano: O tétano é causado pela bactéria Clostridium tetani, e seus sintomas incluem espasmos musculares dolorosos, especialmente na mandíbula e pescoço, não sendo os sintomas iniciais febre alta e dores musculares generalizadas.

D - Hanseníase: Também conhecida como lepra, é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Não apresenta sintomas iniciais como febre alta ou dores musculares agudas. A hanseníase afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, o trato respiratório superior e os olhos.

E - Tuberculose: Causada pelo Mycobacterium tuberculosis, afeta principalmente os pulmões. Seus sintomas incluem tosse prolongada, febre baixa, sudorese noturna e perda de peso, mas não febre alta abrupta com dores musculares e oculares.

Portanto, a descrição do enunciado é mais coerente com a Dengue, evidenciando a importância de reconhecer os sintomas característicos para um diagnóstico preciso.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É possível identificar mas o comando da questão mostra sintomas prodrômicos.

Cólera: algumas horas a 5 dias

Dengue: 3 a 15, média 5 a 6.

Tétano: 3 a 21, média 5 a 15.

Hanseniase: média 2 a 7 anos

Tuberculose: 4 a 12 semanas.

Isso eu me refiro a prodromia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo