Na linha 8, a flexão de singular em "não se trata" deve-se a...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Só para complementar, além da questão suscitada na boa observação anterior, "um regime" é objeto indireto de não se trata, e o verbo concorda com o sujeito e nunca com seus objetos.
Para mim trata-se de indeterminação de sujeito. Assim, nunca poderia ser usado o plural. Acho que o colega se equivocou no comentário.
O sujeito não é democracia.
O verbo tratar está empregado como transitivo indireto, ou seja, com complemento preposicionado. Nesse caso, VTI + partícula SE formam sujeito indeterminado. Pela regra de concordância verbal, nessa situação, o verbo deve sempre ficar na terceira pessoa do singular.
É necessário avaliar as relações sintáticas do texto. Na linha 8, a flexão de singular em “não se trata” não se deve ao emprego do singular em “um regime”, pois este termo não obriga a concordância: apenas completa o sentido do verbo relacional, tratar-se. A concordância se dá com o pronome SE, na função de sujeito do verbo. Mesmo que fosse plural, "regimes", o verbo continuaria no singular porque esse termo tem a função de objeto indireto e não comanda concordância.O item apresenta, portanto, uma avaliação ERRADA das relações gramaticais do texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo