Das alternativas abaixo assinale a que NÃO é uma conduta da...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Primeiramente, faz-se importante definir que a impermeabilização é um serviço muito importante na construção civil, sendo responsável por prevenir manifestações patológicas provocadas pela água e outros agentes. Quanto à normatização, o projeto de impermeabilização é norteado pela NBR 9574 (ABNT, 2008), enquanto a execução é regulamentada pela NBR 9575 (ABNT, 2010).
Com relação às suas características, os sistemas de impermeabilização são classificados em rígidos e flexíveis:
- Impermeabilização rígida: “conjunto de materiais ou produtos que não apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas não sujeitas à movimentação do elemento construtivo" (ABNT NBR 9575, 2010). Colocando de outro modo, os sistemas rígidos de impermeabilização rígida não possuem capacidade de movimentação. Por esse motivo, eles devem ser utilizados em estruturas sujeitas à baixa deformação. Os principais sistemas de impermeabilização rígida são a argamassa impermeável e a argamassa polimérica;
- Impermeabilização flexível: “conjunto de materiais ou produtos que apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas sujeitas à movimentação do elemento construtivo." (ABNT NBR 9575, 2010). Em outras palavras, os sistemas de impermeabilização flexível são aqueles capazes de deformarem juntamente com a estrutura. Os sistemas flexíveis de impermeabilização caracterizam-se por serem mantas ou membranas.
Em sua seção 6.2.1, a NBR 9575 (ABNT, 2010) apresenta requisitos gerais para o projeto de impermeabilização:
"6.2 Requisitos gerais
6.2.1 A impermeabilização deve ser projetada de modo a:
a) evitar a passagem de fluidos e vapores nas construções, pelas partes que requeiram estanqueidade, podendo ser integrados ou não outros sistemas construtivos, desde que observadas normas específicas de desempenho que proporcionem as mesmas condições de estanqueidade;
b) proteger os elementos e componentes construtivos que estejam expostos ao intemperismo, contra a ação de agentes agressivos presentes na atmosfera;
c) proteger o meio ambiente de agentes contaminantes por meio da utilização de sistemas de impermeabilização;
d) possibilitar sempre que possível acesso à impermeabilização, com o mínimo de intervenção nos revestimentos sobrepostos a ela, de modo a ser evitada, tão logo sejam percebidas falhas do sistema impermeável, a degradação das estruturas e componentes construtivos."
Visto isso, verifica-se que a única alternativa que não apresenta um requisito do projeto de impermeabilização é a letra D. O projeto deve possibilitar, sempre que possível acesso à impermeabilização, com o mínimo de intervenção (e não o máximo) - vide alínea d) do item 6.2.1 da NBR 9575 (ABNT, 2010).
Por sua vez, as alternativas A, B e C consistem, respectivamente, nas alíneas a), b) e c) do item 6.2.1 da NBR 9575 (ABNT, 2010).
Gabarito do professor: letra D.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9574: Execução de impermeabilização. Rio de Janeiro: ABNT, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 9575: Impermeabilização - Seleção e projeto. Rio de Janeiro: ABNT, 2010.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBR 9575
6.2 Requisitos gerais
6.2.1 A impermeabilização deve ser projetada de modo a:
a) evitar a passagem de fluidos evapores nas construções, pelas partes que requeiram estanqueidade, podendo ser integrados ou não outros sistemas construtivos, desde que observadas normas específicas de desempenho que proporcionem as mesmas condições de estanqueidade;
b) proteger os elementos e componentes construtivos que estejam expostos ao intemperismo, contra a ação de agentes agressivos presentes na atmosfera;
c) proteger o meio ambiente de agentes contaminantes por meio da utilização de sistemas de impermeabilização;
d) possibilitar sempre que possível acesso à impermeabilização, com o mínimo de intervenção nos revestimentos sobrepostos a ela, de modo a ser evitada, tão logo sejam percebidas falhas do sistema impermeável, a degradação das estruturas e componentes construtivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo