A gestão de pessoas, em qualquer contexto institucional, é u...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos entender o porquê dessa resposta e os conceitos relacionados à questão.
Frederick Herzberg é conhecido pela sua Teoria dos Dois Fatores, que também é chamada de Teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos. Esta teoria é fundamental para entender como a motivação no trabalho pode ser dividida em duas grandes categorias: fatores de higiene e fatores motivacionais.
Os fatores higiênicos são aqueles que, se não forem adequados, podem causar insatisfação aos funcionários. No entanto, a sua presença em níveis satisfatórios não é um fator de motivação, mas sim de manutenção do estado de satisfação. Exemplos clássicos de fatores higiênicos incluem salário, condições de trabalho, políticas da empresa, segurança no emprego e benefícios adicionais, como plano de saúde.
Por outro lado, os fatores motivacionais estão relacionados com o conteúdo do próprio trabalho e podem levar à satisfação e motivação dos funcionários. Exemplos incluem reconhecimento, responsabilidades, crescimento profissional e realização. Esses fatores realmente inspiram os funcionários a se esforçarem mais e a se sentirem mais comprometidos com suas tarefas.
Voltando à questão, quando se fala em oferta de aumento salarial e de plano de saúde para os servidores, estamos claramente lidando com fatores que, segundo Herzberg, são considerados higiênicos. Ou seja, a ausência desses fatores pode gerar insatisfação, mas a sua presença não necessariamente motiva os funcionários a atingirem maiores níveis de desempenho.
Portanto, a alternativa correta é B - higiênico, pois aumento salarial e plano de saúde são exemplos clássicos de fatores que ajudam a evitar a insatisfação, mas não atuam diretamente como motivadores.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
Os Fatores Higiênicos (fatores extrínsecos) incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego.
ALTERNATIVA B)
A Teoria dos dois fatores ou bifatorial de Herzberg diz que a motivação para o trabalho resulta de dois fatores:
• Fatores de higiene: são os fatores extrínsecos e são insatisfacentes, ou seja, os que previnem a insatisfação, como: segurança, benefícios, elevação do salário, etc
• Fatores de motivação: são os fatores intrínsecos, associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o cargo, como: crescimento profissional, autonomia, reconhecimento do trabalho, etc.
Fonte: Gestão de pessoas para concursos: Andreia Ribas e Cassiano Salim
Fatores de Higiene (extrínsecos): Gira em torno do "Contexto do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO À EMPRESA, as condições de trabalho, salários, prêmios, benefícios, vida pessoal, status, relacionamento interpessoais;
Fatores de Motivação (intrínsecos): Associados a sentimentos positivos e estão relacionados com o "Conteúdo do Cargo" como a pessoa se sente EM RELAÇÃO AO CARGO, o trabalho em si, realização pessoal, reconhecimento e responsabilidades.
Fonte : Loja do concurceiro - Professor Petronio
Gabarito B
Desenvolvido por Frederick Herzberg a Teoria dos Dois Fatores que são: fatores higiênicos ou extrínsecos e fatores motivacionais ou intrínsecos. Fatores higiênicos: está relacionado com as necessidades básicas do individuo no ambiente de trabalho.11 de fev de 2009
Fonte:www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-dos-dois-fatores/28007/
Higiênicos ou que previnem a insatisfação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo