São consideradas responsáveis pela sintomatologia dolorosa d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2812877 Odontologia

São consideradas responsáveis pela sintomatologia dolorosa de muitos pacientes, são caracterizadas como um processo fisiológico que ocorre ao decorrer da vida. Este processo pode ser considerado patológico no momento em que o nível de destruição ocasione problemas funcionais, estéticos e de sensibilidade dentária. É comumente encontrada em pré-molares e molares, sua prevalência e gravidade aumentam com a idade. É altamente influenciada por fatores ambientais e agentes etiológicos. Assim, são lesões que ocasionam a perda de esmalte coronário, que pode ter início através da abrasão, atrição, erosão ou abfração. A sentença se refere á(s)

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - lesões cervicais não cariosas.

Essa questão aborda um tema importante na patologia oral e maxilofacial, que são as lesões cervicais não cariosas. Elas são caracterizadas pela perda de estrutura dental na região cervical dos dentes, ou seja, próximo à gengiva, sem a presença de cárie. Essas lesões são frequentemente associadas a fatores como abrasão (desgaste mecânico por escovação excessiva), atricção (desgaste por contato entre dentes), erosão (desgaste químico por ácidos) e abfração (microfraturas devido a forças oclusais).

Esses processos podem iniciar de forma fisiológica, mas tornam-se patológicos quando há perda significativa de esmalte, levando a problemas funcionais, estéticos e de sensibilidade dentária. A prevalência e gravidade destas lesões aumentam com a idade e estão relacionadas a fatores ambientais e hábitos do paciente.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:

A - manchas Brancas: As manchas brancas são sinais iniciais de desmineralização do esmalte, geralmente associadas a cárie em estágio inicial ou fluorose. Não estão diretamente relacionadas às lesões cervicais não cariosas.

C - fluorose: Fluorose é uma condição resultante da ingestão excessiva de flúor durante o desenvolvimento dos dentes, causando manchas no esmalte. Não se caracteriza por perda de esmalte por abrasão, atrição, erosão ou abfração.

D - cárie radicular: Trata-se de uma lesão cariosa que acomete a raiz dos dentes, especialmente em pacientes com retração gengival. Ela envolve desmineralização bacteriana, diferindo das lesões não cariosas por não ser causada pelos fatores mencionados na questão.

E - lesões de classe I: Referem-se a lesões cariosas que ocorrem nas fissuras e fóssulas de dentes posteriores e em cáries oclusais de dentes anteriores. Não se relacionam com a perda cervical de esmalte sem cárie.

Entender a diferença entre esses termos e condições é fundamental para resolver questões de concursos públicos na área de Odontologia, pois cada uma delas possui uma etiologia e tratamento específico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo