Uma paciente G2A0P1, em trabalho de parto, apresenta sintoma...
Uma paciente G2A0P1, em trabalho de parto, apresenta sintomas compatíveis com síndrome gripal, RT-PCR, Covid-19 positivo com data de ontem, 38 semanas de idade gestacional, e pré-natal completo, sem outros dados dignos de nota. Amamentou exclusivamente o filho mais velho até os 6 meses de vida e doava leite para o banco de leite regularmente. A respeito desse caso clínico, com base nas condutas de sala de parto e nos cuidados com o recém-nascido (RN), e considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Caso o RN tenha dificuldade de iniciar a respiração, há
a indicação de intubação sem proceder a ventilação com
pressão positiva anteriormente, para reduzir a formação
de aerossol.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta. O tema central aqui envolve a abordagem em sala de parto e cuidados com o recém-nascido de uma mãe com Covid-19, e a necessidade de intubação em caso de dificuldades respiratórias do recém-nascido (RN).
A alternativa correta para esta questão é: E - errado.
A prática correta, conforme as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Ministério da Saúde, é que se um recém-nascido apresenta dificuldade respiratória, a primeira abordagem é a ventilação com pressão positiva (VPP), não a intubação imediata. Essa é uma conduta padrão na reanimação neonatal.
Vamos entender por que a intubação imediata não é indicada: a ventilação com pressão positiva é o primeiro passo na reanimação de recém-nascidos que não respiram adequadamente após o nascimento. A intubação traqueal é reservada para casos em que a VPP não é eficaz ou quando há indicações específicas para intubação precoce.
A questão menciona a preocupação com a redução da formação de aerossol, especialmente relevante em tempos de Covid-19. No entanto, as diretrizes atuais não sugerem a eliminação da VPP inicial, pois é uma etapa crucial na reanimação e tem alta eficácia em estimular a respiração do recém-nascido.
Portanto, a indicação correta nos protocolos atuais é utilizar a VPP primeiro e não proceder diretamente à intubação, mesmo em contextos de Covid-19, exceto em situações específicas que justifiquem a intubação imediata.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo