Levando em consideração a RDC 222/2018, referente ao armazen...
Levando em consideração a RDC 222/2018, referente ao armazenamento interno, temporário e externo dos resíduos de serviços de saúde, marque a afirmativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa B.
A questão aborda a RDC 222/2018, que trata sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS), especificamente no que diz respeito ao armazenamento interno, temporário e externo. Para resolvê-la corretamente, é preciso ter conhecimento detalhado sobre as normas de armazenamento dos diferentes grupos de resíduos, incluindo requisitos estruturais e sanitários.
Justificativa da alternativa B:
A alternativa B está correta porque de acordo com a RDC 222/2018, o abrigo temporário de RSS (Resíduos de Serviços de Saúde) deve possuir área de ventilação provida de tela de proteção contra roedores e vetores. Isso é fundamental para garantir a segurança e a higiene do ambiente, evitando a infestação de animais e insetos que podem disseminar doenças.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Afirmar que é obrigatório manter os sacos acondicionados dentro de coletores sem tampa está incorreto. Na verdade, os coletores devem possuir tampas para evitar o contato com o ambiente externo e possíveis contaminações.
Alternativa C: A exigência de que o abrigo externo deve possuir canaletas para escoamento dos efluentes direcionadas para a rede de esgoto com ralo sifonado sem tampa está incorreta. Os ralos sifonados devem, sim, possuir tampas para prevenir odores e a entrada de vetores.
Alternativa D: A sala de utilidades ou expurgo pode ser usada para o armazenamento temporário de RSS dos Grupos A, C e D, mas não é permitido que sejam compartilhados devido ao risco de contaminação cruzada. Cada grupo deve ser armazenado separadamente conforme as normas de segurança.
Alternativa E: RSS de fácil putrefação devem ser submetidos a métodos de conservação somente quando o armazenamento for por período superior a vinte e quatro horas, e não inferior, como apontado na alternativa. Essa medida é para garantir que não haja degradação dos resíduos antes do descarte ou tratamento adequado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
em relação a alternativa D : A sala de utilidades ou expurgo pode ser usada para o armazenamento temporário de RSS dos Grupos A, C e D, mas não é permitido que sejam compartilhados devido ao risco de contaminação cruzada. Cada grupo deve ser armazenado separadamente conforme as normas de segurança acho que o prof se equivocou, pois a rdc fala: Art. 31 A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, E e D, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso.
A) Art. 27 No armazenamento temporário e externo de RSS é obrigatório manter os sacos acondicionados dentro de coletores com a tampa fechada. B) CORRETA Art 29 III - quando provido de área de ventilação, esta deve ser dotada de tela de proteção contra roedores e vetores; C) Art 35 ABRIGO EXTERNO IX - possuir canaletas para o escoamento dos efluentes de lavagem, direcionadas para a rede de esgoto, com ralo sifonado com tampa. D) Art. 31 A sala de utilidades ou expurgo pode ser compartilhada para o armazenamento temporário dos RSS dos Grupos A, E e D, devendo ser compatível com a área a ser ocupada pelos coletores em uso. E) Art. 32 RSS de fácil putrefação devem ser submetidos a método de conservação em caso de armazenamento por período superior a vinte e quatro horas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo