Analise as afirmações abaixo que são feitas sobre sin...
Instrução: Questão referente ao texto abaixo.
I. A primeira vírgula da linha 03 indica uma silepse.
II. A primeira vírgula da linha 13 e a da linha 16 são justificadas pela mesma regra.
III. Os dois-pontos utilizados na linha 32 introduzem uma enumeração.
IV. A última vírgula da linha 44 deveria ser substituída por ponto-e-vírgula, visto já haver vírgulas no período.
Quais estão corretas?
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - Errado. Ocorre Zeugma "quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente"
IV - Errado. O fato de já haver vírgulas na frase não força o uso de ponto e vírgula, o mesmo tem justificativas próprias para o seu uso, e esta não é uma delas
para saber mais:
Elipse, zeugma e silepse: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil8.php
Uso do ponto e vírgula: http://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono31.php
http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil8.php
ELIPSE- Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração
ZEUGMA- é uma forma de elipse. Ocorre quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente.
A SILEPSE é a concordância que se faz com o termo que não está expresso no texto, mas sim com a ideia que ele representa.
Nesse caso, o adjetivo bonita não está concordando com o termo Porto Velho, que gramaticalmente pertence ao gênero masculino, mas com a ideia contida no termo (a cidade de Porto Velho).
Elipse: Na sala, apenas quatro ou cinco convidados” (Machado de Assis): no lugar da vírgula poderíamos ter verbos como “havia” ou “estavam”. Contudo, a frase é compreensível mesmo sem o verbo.
Zeugma: É uma forma particular de elipse, que ocorre quando o termo omitido já foi mencionado anteriormente. Ex.:“Um deles queria saber dos meus estudos; outro, se trazia coleção de selos” (José Lins do Rego): omissão das palavras “queria saber”.
Silepse: “Dizem que os cariocas somos pouco dados aos jardins públicos.” (Machado de Assis): esperava-se que o verbo viesse na terceira pessoa do plural (“os cariocas são”), mas o autor optou pela primeira pessoa do singular porque ele também se inclui entre os cariocas. É uma silepse de pessoa.
“Sobre a triste Ouro Preto o ouro dos astros chove” (Olavo Bilac): esperava-se o uso do artigo “o” junto do nome “ouro preto”, mas é usado o artigo “a” por se pensar na ideia de “a cidade de Ouro Preto”. É uma silepse de gênero.
“Corria gente de todos os lados, e gritavam” (Mário Barreto): esperava-se que o verbo viesse no singular, concordando com o sujeito “gente”, mas optou-se por colocar o verbo no plural combinando com a ideia de multidão que a palavra “gente” gera. É uma silepse de número.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo