De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estrutura...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q850607 Redes de Computadores
De acordo com a norma NBR 14565/2007, o cabeamento estruturado é formado por diversos elementos funcionais, dos quais fazem para o distribuidor de campus (CD), distribuidor de edifício (BD), distribuidor de piso (FD), ponto de consolidação (CP) e tomada (TD). Em relação a esses elementos, indique a afirmativa com as MELHORES PRÁTICAS recomendadas pela norma.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta é a alternativa C.

Vamos entender por que essa alternativa está correta e analisar os conceitos envolvidos no cabeamento estruturado segundo a norma NBR 14565/2007.

Cabeamento Estruturado: Este sistema visa organizar e padronizar a infraestrutura de cabos em um edifício ou campus, facilitando a gestão, manutenção e expansão da rede. Ele é composto por diversos elementos funcionais que incluem o Distribuidor de Campus (CD), Distribuidor de Edifício (BD), Distribuidor de Piso (FD), Ponto de Consolidação (CP) e Tomada (TD).

Análise das Alternativas:

A - A alternativa A contém informações parcialmente corretas, mas apresenta uma incorreção ao afirmar que FD e CP são opcionais e usados apenas em estruturas com piso elevado. Na verdade, esses elementos são importantes para diferentes tipos de configurações e não são restritos a pisos elevados.

B - A alternativa B está incorreta ao sugerir que a distância máxima entre qualquer tomada e o distribuidor mais próximo não deve exceder 200 metros. Conforme a norma, a distância máxima permitida para o cabeamento horizontal é de até 90 metros.

C - A alternativa C está correta. A norma recomenda que as tomadas sejam instaladas em toda a área utilizável do piso para garantir a flexibilidade e acessibilidade. Além disso, é importante que os comprimentos dos cordões da área de trabalho sejam os menores possíveis para reduzir a atenuação do sinal e possíveis interferências.

D - A alternativa D erra ao declarar que é obrigatório utilizar um distribuidor por andar. A norma permite flexibilidade dependendo do projeto e das necessidades do edifício.

E - A alternativa E está incorreta ao afirmar que a norma não regula a quantidade de tomadas. Embora a quantidade específica de tomadas possa variar conforme a finalidade do edifício, a norma fornece diretrizes para assegurar que haja uma infraestrutura adequada de cabeamento em qualquer configuração.

Portanto, ao abordar as melhores práticas recomendadas pela norma NBR 14565/2007, a alternativa C destaca corretamente a importância da instala��ão estratégica de tomadas e a recomendação de manter os cabos da área de trabalho o mais curtos possíveis.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão. Se tiver mais dúvidas, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo