Para evitar que pacotes permaneçam na rede por tempo infini...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - TTL (Time To Live)
O campo TTL, ou Time To Live, é uma parte essencial do cabeçalho do protocolo IP (Internet Protocol) e tem uma função muito importante para o gerenciamento de pacotes dentro de uma rede de computadores. O TTL é um contador de 8 bits que é decrementado a cada roteador que o pacote atravessa. Quando este contador chega a zero, o pacote é descartado. Isso evita que um pacote circule indefinidamente na rede, em caso de problemas de roteamento como loops, por exemplo, garantindo assim a integridade e a eficiência da rede.
A importância do TTL reside no fato de que sem ele, um pacote com um endereço de destino inalcançável ou uma rota incorreta poderia se tornar um fardo para a rede, consumindo largura de banda e recursos dos roteadores indefinidamente. Ao limitar o tempo de vida de um pacote, o TTL contribui para prevenir congestionamentos e falhas na rede, permitindo uma melhor experiência de usuário e uma utilização mais eficiente dos recursos de rede.
As outras opções dadas na questão são outros campos do cabeçalho IP, mas que têm funções diferentes:
- ToS (Type of Service): Define o tratamento prioritário que o pacote deve receber em termos de throughput, delay, reliability e cost.
- IHL (Internet Header Length): Especifica o tamanho do cabeçalho do IP, importante para determinar onde os dados começam.
- FLAG: Usado para controlar ou identificar fragmentos de um pacote durante a transmissão.
Portanto, é o campo TTL que atende ao propósito descrito na questão, fazendo com que a alternativa B seja a escolha correta para representar o mecanismo que impede que pacotes circulem indefinidamente pela rede.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TTL é um acrónimo do inglês Time to Live, que significa o número de saltos entre máquinas que os pacotes podem demorar numa rede de computadores antes de serem descartados (máximo de 255).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Time_to_Live
Gabarito B
O TTL - Time to Live - é um campo existente em um pacote IP que tem por finalidade impedir que este pacote fique em Looping infinito. Este campo possui 1 byte de comprimento (valores de 0 a 255).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo