Um servidor com Windows Server 2003 está sendo preparado par...
Um servidor com Windows Server 2003 está sendo preparado para “rodar” um banco de dados. Para garantir tolerância à falha, o recurso de mirroring deverá ser utilizado para criar uma imagem do drive de boot/sistema. Considerando que esse servidor possui dois drives, sendo o primeiro de 18 GB e o segundo de 9 GB, a partição de boot/sistema será de
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - 9 GB
Esta questão aborda o tema de tolerância à falha em servidores, especificamente no contexto de um servidor com Windows Server 2003 utilizando o recurso de mirroring. Para resolver a questão, é necessário compreender como o mirroring funciona e as limitações impostas pelo hardware disponível.
No mirroring, ou espelhamento, os dados de um disco são replicados em outro disco para garantir a redundância e, assim, aumentar a tolerância à falha. O objetivo é que, se um dos discos falhar, o outro ainda contenha uma cópia idêntica dos dados, permitindo que o sistema continue operando sem interrupção.
Vamos analisar a alternativa correta e as incorretas:
Alternativa A - 9 GB (Correta)
Para que o mirroring funcione corretamente, ambos os drives precisam ter espaço suficiente para armazenar a mesma quantidade de dados. Como o servidor possui dois drives, um de 18 GB e outro de 9 GB, o tamanho da partição de boot/sistema que pode ser espelhada é limitada pelo menor disco, ou seja, 9 GB. Portanto, essa é a alternativa correta.
Alternativa B - 18 GB
Essa alternativa está incorreta porque o disco de 9 GB não tem capacidade para espelhar uma partição de 18 GB. O mirroring exige que ambos os discos tenham, no mínimo, o mesmo tamanho de partição para garantir a redundância.
Alternativa C - 27 GB
Essa alternativa também está incorreta. Somar os tamanhos dos dois discos não é uma prática válida para se determinar o espaço disponível para mirroring. O tamanho da partição espelhada é sempre determinado pelo menor disco disponível.
Alternativa D - 13,5 GB
Esta alternativa está incorreta porque, novamente, excede o tamanho do menor disco (9 GB). Mesmo que 13,5 GB fosse a média dos dois discos, o mirroring não funcionaria corretamente com este valor.
Alternativa E - 15 GB
Por fim, esta alternativa também está incorreta. O valor de 15 GB é superior ao tamanho do menor disco, de 9 GB, e não seria possível espelhar essa partição de forma eficiente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo