Considere os conceitos acústicos em projeto de auditórios:I....

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Q26086 Arquitetura
Considere os conceitos acústicos em projeto de auditórios:

I. Os requerimentos de um auditório para voz falada diferem consideravelmente dos de uma sala de concertos.
II. É no reconhecimento das vogais que se baseia a inteligibilidade da palavra num auditório.

III. Para a energia da voz humana ser melhor aproveitada num auditório, é necessário uma certa quantidade de som reverberado para aumentar o nível sonoro nas fileiras mais afastadas da fonte sonora.

É correto o que consta em
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Para resolver esta questão sobre conceitos acústicos em auditórios, é essencial compreender as diferenças nas necessidades acústicas para diferentes tipos de eventos e como isso afeta o projeto desses espaços.

Vamos analisar cada afirmação:

I. Os requerimentos de um auditório para voz falada diferem consideravelmente dos de uma sala de concertos.

Esta afirmação é correta. Auditórios projetados para voz falada, como salas de conferências, precisam de tempos de reverberação mais curtos para garantir uma boa inteligibilidade da fala. Já salas de concertos beneficiam de tempos de reverberação mais longos que enriquecem a música, particularmente clássica. Isso ocorre porque a música requer uma mistura maior dos sons refletidos para criar uma experiência rica e envolvente.

II. É no reconhecimento das vogais que se baseia a inteligibilidade da palavra num auditório.

Esta afirmação é incorreta. Na verdade, a inteligibilidade da fala em auditórios se baseia principalmente no reconhecimento das consoantes. As consoantes definem o ritmo e a clareza da fala, enquanto as vogais são sons mais sustentados que contribuem menos para a inteligibilidade em ambientes com reverberação.

III. Para a energia da voz humana ser melhor aproveitada num auditório, é necessário uma certa quantidade de som reverberado para aumentar o nível sonoro nas fileiras mais afastadas da fonte sonora.

Esta afirmação é correta. Um nível controlado de reverberação pode realmente ajudar a aumentar o volume percebido e a uniformidade do som em espaços maiores, garantindo que a voz alcance as áreas mais afastadas de forma eficaz.

Com base nessas análises, a alternativa A - I e III, apenas é a correta. As afirmações I e III estão corretas, enquanto a afirmação II apresenta uma compreensão equivocada da inteligibilidade da palavra.

Para interpretar corretamente questões como esta, preste atenção nas palavras-chave que podem ser técnicas e em possíveis armadilhas, como generalizações ou suposições incorretas sobre conceitos técnicos. Neste caso, a referência à "inteligibilidade da palavra" é crucial para entender qual elemento sonoro é mais relevante.

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Comentários

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Resposta: Letra A

Item I
Se um auditório destina-se preferencialmente à apresentação de palestras, ele terá um caminho de projeto;
mas se esse mesmo auditório tiver a característica de uma sala de recital, onde serão apresentados solos musicais ou de teatro, obviamente o desenvolvimento do projeto será outro.

Exemplos:

- Sala circular é adequada para palestras, mas não para teatro ou música.
Salas circulares apresentam problemas sérios de geração de foco sonoro e péssima distribuição do som.

 

- Salas em forma de leque, muito abertas, com as paredes situadas a mais de 30m uma da outra, não servem para teatros ou salas de música por falta de reflexão acústica lateral.
Se esse formato for utilizado num auditório, o ângulo de abertura da parede lateral não deve ter mais de 30º e a parede do fundo precisa ser plana, e não côncava.

Item II
Intelegibilidade = é o tratamento acústico que possibilite aos ouvintes, entender / compreender todas as frases / palavras que fazem parte das palestras e ou cursos. Métodos e controles para medir o nível de inteligibilidade utilizam equipamentos como :
- Analisadores de Spetro, e planilhas padronizadas contendo textos e palavras que devem ser utilizadas nos procedimentos de testes de compreensão.


Item III
Tempo de reverberação = é  o tempo que um som leva, após ser emitido, para percorrer o ambiente e perder potência ao ponto de se tornar praticamente inaudível em um auditório (não se consegue ouvi-lo com distinção).
Obs:   A reverberaçãopode-se ser atenuada utilizando superfícies inclinadas ou materiais absorventes. 

 

 

Um tempo de reverberação depende do tamanho do auditório e do uso para o qual foi planejado.

 


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