Quanto às diferenças entre a dentição decídua e permanente,...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2300341 Odontologia
Quanto às diferenças entre a dentição decídua e permanente, analise e julgue:

I- As coroas dos dentes decíduos são mais largas no sentido mésio-distal, em comparação com os comprimentos das coroas, do que as dos permanentes.

II- As raízes dos molares decíduos são relativamente mais longas e afiladas do que as dos molares permanentes.

III- Geralmente, os decíduos têm cor mais clara que os permanentes.

Julgadas as assertivas, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e justificar a alternativa correta. A alternativa correta é a letra D - Todas estão corretas.

Para compreendermos melhor, vamos analisar cada uma das assertivas:

I - As coroas dos dentes decíduos são mais largas no sentido mésio-distal, em comparação com os comprimentos das coroas, do que as dos permanentes.

Essa afirmativa está correta. Os dentes decíduos, ou dentes de leite, possuem coroas que são proporcionalmente mais largas no sentido mésio-distal (de frente para trás) quando comparadas com os dentes permanentes. Isso é uma adaptação para suportar a mastigação de uma dieta inicial e proporcionar espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los.

II - As raízes dos molares decíduos são relativamente mais longas e afiladas do que as dos molares permanentes.

Essa afirmativa também está correta. As raízes dos molares decíduos são mais longas e afiladas para permitir a presença dos dentes permanentes em desenvolvimento, que estão localizados abaixo deles. Essa característica facilita a reabsorção radicular durante a troca dentária.

III - Geralmente, os decíduos têm cor mais clara que os permanentes.

Novamente, esta afirmativa está correta. Os dentes decíduos possuem uma coloração mais clara, geralmente esbranquiçada, devido ao menor conteúdo de dentina e maior espessura de esmalte em comparação com os dentes permanentes. Os dentes permanentes tendem a ter uma coloração mais amarelada ou acinzentada devido à maior quantidade de dentina.

Portanto, todas as assertivas estão corretas e a alternativa D é a correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa D é a correta porque todas as afirmações feitas sobre as diferenças entre a dentição decídua e permanente são verdadeiras. A primeira afirmação (I) indica que as coroas dos dentes decíduos (também conhecidos como dentes de leite) são proporcionalmente mais largas no sentido mésio-distal em comparação com o comprimento das coroas, o que é uma característica que ajuda a distinguir os dentes decíduos dos permanentes. A segunda afirmação (II) menciona que as raízes dos molares decíduos são mais longas e afiladas do que as dos molares permanentes, o que facilita a reabsorção da raiz durante o processo de esfoliação natural, quando os dentes decíduos são substituídos pelos permanentes. A terceira afirmação (III) observa que os dentes decíduos geralmente têm uma cor mais clara do que os dentes permanentes, o que é frequentemente observado na prática odontológica. Portanto, todas estas características são consistentes com o conhecimento odontológico sobre a morfologia dentária e o desenvolvimento da dentição humana.

Existem 12 diferenças básicas entre os decíduos e os permanentes.

1. Os dentes decíduos tem dimensões menores que os permanentes.

2. As coroas dos dentes decíduos são mais largas no sentido mesiodistal em comparação com sua altura.

3. Os dentes decíduos tem raízes mais finas e longas em comparação com a altura e largura da coroa, que os dentes permanentes.

4. Os terços cervicais (vestibular e lingual) das coroas dos decíduos anteriores são mais proeminentes que dos dentes permanentes. 

5. Em comparação com os dentes permanentes, os dentes decíduos tem uma constrição mais acentuada na junção dentino-esmalte (JAD).         

6. As faces vestibular e lingual dos molares decíduos convergem para a face oclusal, de modo que é mais estreito no sentido vestibulolingual do que na largura cervical.

7. As raízes dos molares decíduos são comparativamente mais finas e longas do que as raízes dos molares permanentes.

8. As raízes dos molares decíduos são mais curvas, nos terços cervical e apical, que as raízes dos molares permanentes.

9. O esmalte é cerca de 1mm mais fino nos dentes decíduos em comparação com os dentes permanentes, e sua profundidade é mais constante.

10. A espessura da dentina entre a câmara pulpar e o esmalte é menor nos dentes decíduos, que nos dentes permanentes

11. As camarás pulpares nos dentes decíduos são comparativamente maiores que nos dentes permanentes

12 Os cornos pulpares, principalmente os mesiais são mais proeminentes nos molares decíduos, que nos molares permanentes.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo