A respeito do uso da metodologia ágil na gestão por processo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2276261 Administração Pública
A respeito do uso da metodologia ágil na gestão por processos, julgue o item subsequente.

Segundo os princípios e as ferramentas da metodologia ágil no mapeamento de processos, em vez de mapear todos os processos da organização de uma só vez, o mais adequado é dividi-los em grupos e priorizar aqueles que sejam mais importantes. 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da metodologia ágil na gestão de processos.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento para melhorar a gestão das organizações. A base da gestão por processos são os processos, que são conceituados pelo Business Process Modeling (BPM): "conjunto de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas". 
Neste contexto, constitui uma característica de processo a ordenação específica de atividades, para transformar insumos em bens ou serviços, com identificação de inputs (entradas) e outputs (saídas), ou seja, um processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos).
A metodologia ágil na gestão de processos caracteriza-se pela busca por maior rapidez e agilidade na entrega de projetos, sendo mais efetiva em projetos pequenos e possuindo atuação colaborativa em todas as atividades do projeto. Possui quatro pilares:
  • Comunicação: indivíduos e interações são mais que processos e ferramentas;
  • Praticidade: softwares em funcionamento são mais que documentação abrangente;
  • Alinhamento de expectativas e colaborações: a colaboração com o cliente é mais que a negociação de contratos;
  • Adaptabilidade e flexibilidade: responder a mudanças é mais que seguir um plano.
Dessa maneira, a identificação de falhas se tornou mais fácil, gerando uma flexibilidade da forma de trabalhar de cada um. Cada colaborador consegue realizar a mesma ação de maneiras diferentes, definindo qual o melhor caminho para construir um resultado positivo. A metodologia ágil pode ser feita de várias formas, dentre elas:
  • Scrum: funciona criando ciclos, conhecidos como sprints, que são os intervalos de tempo para o desenvolvimento de cada etapa. Ao final de cada etapa, existe uma revisão do produto para validação. É só depois disso que a equipe inicia o próximo sprint.
  • Lean: minimiza desperdícios em diversas frentes. Seguindo os princípios lean líderes e gestores são capazes de aproveitar melhor o tempo dos colaboradores e aumentar a produtividade de suas equipes tomando algumas ações.
Ante o exposto, a questão está “certa", visto que na metodologia ágil Scrum, os processos da organização são divididos em etapas, priorizando aqueles que sejam mais importantes. 

Gostou do comentário? Deixe seu like!

Gabarito do Professor: Certo.

Fonte:
Rézio, Guilherme Tristão - Contribuição dos métodos ágeis no gerenciamento da construção civil / Guilherme Tristão Rézio. – Goiânia: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Goiânia, 2019.
Brasil – Escola do Governo / Metodologias Ágeis/Scrum/Lean, 2021.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: certo

Scrum

O mais famoso dos métodos ágeis e um dos mais utilizados pelas equipes de gestão de projetos ágeis. O motivo para essa larga utilização é muito simples: seus conceitos são replicáveis a outros ambientes de trabalho além do desenvolvimento de softwares.

Aqui, todas as entregas do projeto são divididas em ciclos, as famosas sprints, que duram de uma a 4 semanas por via de regra. Durante esses ciclos, reuniões diárias de acompanhamento são realizadas com a equipe por desenvolver as entregas do projeto. Ao final de cada ciclo, é realizada uma reunião de revisão entre a equipe e responsáveis pelo projeto, podendo também incluir a participação do cliente. Com base nos feedbacks coletados nesse encontro é realizado o planejamento do próximo ciclo.

O principal objetivo desse método é trabalhar as entregas de formas contínuas e com melhorias incrementais a cada uma delas.

Agora, como aplicá-los no mapeamento de processos?

Calma, isso não é um devaneio. Não estou dizendo que é para você aplicar o método em si no mapeamento de processos, mas sim sua essência, seus princípios. No caso do Scrum, por exemplo, ao invés de mapear todos os processos da empresa, divida-os em grupos. Priorize aqueles que são mais importantes. Proponha melhorias incrementais aos processos e transforme-os em processos mais inteligentes.

Certo.

Scrum é um dos métodos ágeis e um dos mais utilizados pelas equipes de gestão de projetos ágeis. O motivo para essa larga utilização é muito simples: seus conceitos são replicáveis a outros ambientes de trabalho além do desenvolvimento de softwares.

Aqui, todas as entregas do projeto são divididas em ciclos, as famosas sprints, que duram de uma a 4 semanas por via de regra. Durante esses ciclos, reuniões diárias de acompanhamento são realizadas com a equipe por desenvolver as entregas do projeto. Ao final de cada ciclo, é realizada uma reunião de revisão entre a equipe e responsáveis pelo projeto, podendo também incluir a participação do cliente. Com base nos feedbacks coletados nesse encontro é realizado o planejamento do próximo ciclo

O item está **certo**.

A metodologia ágil preconiza a divisão de grandes tarefas em partes menores e a priorização dessas partes com base em sua importância ou impacto. No contexto do mapeamento de processos, isso significa que, em vez de mapear todos os processos de uma organização de uma só vez, é mais eficiente dividi-los em grupos e priorizar aqueles que são mais críticos ou que trarão maior valor para a organização. Isso permite entregas mais rápidas e ajustes contínuos, alinhados aos princípios ágeis. Chat GPT

Ao invés de mapear todos os processos de uma só vez, o ideal é dividi-los em grupos menores, o que facilita a gestão, engajamento e a implementação de melhorias de forma incremental.

Só eu que lembrei do Bitolei? rs

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo