Releia o trecho a seguir. “O fenômeno não é exclusividade n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2134275 Português
A saúde em primeiro lugar

O pânico criado pela pandemia do novo coronavírus afetou a vida da população mundial. A necessidade de isolamento social adiou projetos, afetou a economia e, infelizmente, fez com que muitos pacientes postergassem os cuidados com a saúde. O diagnóstico e tratamento de muitas doenças como câncer e hipertensão tiveram reduções sensíveis nos últimos meses. Isso também ocorreu com as consultas.

O fenômeno não é exclusividade nossa e ocorre em vários países. Em Portugal, agora em julho, o Sistema Nacional de Vigilância de Mortalidade do país registrou aumento de 24% de mortes não relacionadas com a Covid-19 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Nos EUA, os pacientes com câncer, por exemplo, reduziram os cuidados. No Brasil, entre diversos indicadores, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) registrou queda de 30% no número de pacientes novos que procuram a instituição no início da pandemia.

As complicações desse adiamento terão reflexos no curto, médio e longo prazos tanto na saúde pública como no setor privado; entretanto elas serão mais sensíveis para os pacientes que poderiam ter tomado uma decisão capaz de salvar sua vida.

O tempo é um fator importante no tratamento do câncer. Alguns tumores são extremamente agressivos, como é o caso do câncer de pulmão, que tem letalidade de 99% para pacientes de qualquer idade sem diagnóstico e tratamentos adequados. No caso da Covid-19, os índices variam entre 6% a 10% nas pessoas acima de 80 anos.

Para os outros tipos de câncer, os cuidados devem seguir os mesmos critérios. Quanto mais cedo diagnosticado o tumor, maiores são as chances de um resultado positivo para o paciente.

No sistema de saúde, os efeitos dos adiamentos serão igualmente danosos. Podemos enfrentar um crescimento na procura por tratamento – cirurgias e quimioterapias – com o risco de encontrarmos os serviços de saúde sem condições de atender essa alta da demanda no futuro.

Por isso, o paciente não deve adiar sua consulta ao médico. A telemedicina, por exemplo, pode reduzir o número de visitas ao especialista, contribuindo para diminuir a exposição aos riscos da pandemia. Outra boa alternativa vem do sistema de saúde. Os hospitais vêm adotando medidas para reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19 separando pacientes desse novo coronavírus dos demais.

Portanto, nesse momento, o maior risco para o paciente é não tratar o câncer. O essencial é procurar um especialista e tirar as dúvidas. Com certeza, ele vai indicar o melhor caminho e ajudar o paciente a superar esse momento tão difícil na vida de qualquer pessoa.

Disponível em: https://bit.ly/3VAahUN. Acesso em: 19 out. 2022 (adaptado).

Releia o trecho a seguir.

“O fenômeno não é exclusividade nossa e ocorre em vários países.”


Assinale a alternativa em que a palavra em destaque é acentuada pelo mesmo motivo da palavra destacada nesse trecho.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é de acentuação e quer que identifiquemos a alternativa em que a palavra em destaque é acentuada pelo mesmo motivo da palavra destacada em “O fenômeno não é exclusividade nossa e ocorre em vários países". Vejamos:

 

 

Pa-í-ses: países é uma palavra acentuada por ter um hiato.


 

  • Hiato é o encontro entre duas vogais que pertencem a sílabas diferentes. Devemos acentuar as vogais "i" e "u" tônicas dos hiatos, quando aparecem sozinhas na sílaba ou acompanhadas por "s". Ex.: sa-í-da, pa-ís, sa-ú-de, ba-ús.
 


A) “[...] sem diagnóstico e tratamentos adequados." 
ERRADO. Di-ag-nós-ti-co é acentuada por ser uma proparoxítona e todas as proparoxítonas são acentuadas.


 

Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

 



B) “[...] devem seguir os mesmos critérios." 
ERRADO. Cri--rios é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.


 

Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

 


C) “[...] reflexos no curto, médio e longo prazos [...]" 
ERRADO. -dio é acentuada por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente.


  


D) “[...] os cuidados com a saúde." 
CERTO. Sa-ú-de, assim como “países", também é uma palavra acentuada por ter um hiato.


 


Gabarito: Letra D


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O "i" e "u" tônicos recebem acento quando: - formam hiato com a vogal anterior; - estão sozinhos na sílaba (ou acompanhados apenas de "s"); - não sejam seguidos por "nh".

GAB D de DEUS <3

1 (Primeiro passo): Dividir em sílabas a palavra e ver sua classificação:

Possíveis classificações:( Somente para fixar o conteúdo)

OXÍTONA: Quando a última sílaba é tônica.

PAROXÍTONA: Quando a Penúltima sílaba é tônica.

PROPAROXÍTONA: Quando a Antepenúltima sílaba é tônica.

MONOSSÍLABA TÕNICA.

PAÍSES - PA - Í - SES (Paroxítona)

2 (Segundo Passo): Eliminar as palavras que não são paroxítonas:

3 (Terceiro Passo): Ver o modo de acentuação das paroxítonas(Somente para fixar o conteúdo, pois somente com o segundo passo já é possível responder a questão)

A ( Errado )

diagnóstico. DI-AG-NÓS-TI-CO (Proparoxítona)

B ( Errado )

critérios. CRI- TÉ - RI- OS (Proparoxítona)

C ( Errado)

 médio. MÉ - DI - O (Proparoxítona)

D ( Correto )

saúde. SA - Ú - DE (Paroxítona)

GABARITO D

Lembrando que a mesma regra não se adequa a palavra Juiz (sem acento) pois a palavra não é terminada em (s). Tanto que, a palavra Juízes possue acento.

A alternativa correta é a letra D.

A justificativa é o caso especial dos Hiatos que são tônicos.

Hiato corresponde a presença de duas vogais na frase em separação silábica. Exemplo: PRE-JU-Í-ZO

No caso especial de acentuação, se a segunda vogal do hiato for i ou u e tônica, ela receberá acento agudo. Porém há exceções nessa regra onde ela NÃO RECEBERÁ O ACENTO:

1ª exceção: se a segunda vogal do hiato vier acompanhada de outra letra que não seja o s, não receberá acento. Exemplo: SA-IR-DES, JU-IZ

2ª exceção: se após o hiato aparecer as letras nh. Exemplo: RA-I-NHA, TA-I-NHA

3ª exceção: se o hiato aparecer após um ditongo (encontro de semivogal + vogal) não recebe acento. Exemplo: BO-CAI-U-VA . O U não recebeu o acento porque sucedeu um ditongo. Nesse caso há a exceção da 3ª exceção, onde é possível a acentuação do hiato após o ditongo, se esse hiato estiver no final da palavra. Exemplo: TUI-UI-Ú e PI-AU-Í

Um hiato é um encontro vocálico. Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes.

Exemplo de hiato:

  • moeda (mo-e-da);
  • sde (sa-ú-de);
  • piada (pi-a-da).

Nos hiatos, cada vogal mantém a sua individualidade fonética, ocorrendo uma pequena pausa entre a pronúncia de uma e outra.

A CONSTANTE REPETIÇÃO LEVA À CONVICÇÃO!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo