Apesar de transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2004091 Saúde Pública
Apesar de transmitidas pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti, e ter o seu diagnóstico confirmado pela sorologia específica, Dengue , Zika vírus e Chikungunya apresentam algumas características marcantes, podendo ser diferenciadas por isto. Em relação a essas diferenças, analise as afirmativas abaixo assinalando V (se verdadeiras) e F (se falsas):
( ) A principal manifestação clínica de Chikungunya são as fortes dores nas articulações, a artralgia, principalmente nas mãos e nos pés.
( ) O rash cutâneo (manchas vermelhas pelo corpo) está quase sempre presente nos doentes de Zyka vírus, se manifestando nas primeiras 24 horas.
( ) A vermelhidão nos olhos pode estar presente nas doentes de Dengue
( ) A febre está presente na Dengue, sempre em altas temperaturas e de início imediato.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão absurda

Questão passível de humilhação

No caso da dengue, o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue grave, que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar à morte.

Em relação à chikungunya, os sintomas mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

Os sinais de infecção pelo zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue, e começam de três a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus, quando presentes, são febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações principalmente nas mãos e nos pés com possível inchaço, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, exantemas (erupções cutâneas) acompanhadas de coceira, além de vermelhidão e inchaço nos olhos. A doença também pode apresentar outros sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na boca.

Para evitar contrair uma dessas doenças a única saída é combater o Aedes Aegypti, e isso só é possível acabando com os focos do mosquito (locais de água parada).

Os sintomas relacionados ao vírus Zika costumam se manifestar de maneira branda e o paciente pode, inclusive, estar infectado e não apresentar qualquer sintoma (apenas uma em cada quatro pessoas infectadas apresenta manifestação clínica da doença). Mas um sinal clínico que pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e é considerado como uma marca da doença é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Há, inclusive, relatos de pacientes que têm dificuldade para dormir por conta da intensidade dessas coceiras.

Ao contrário da dengue e da chikungunya, o quadro de febre causado pelo Zika vírus costuma ser mais baixo e as dores nas articulações mais leves. A doença ainda traz como sintomas a hiperemia conjuntival (irritação que deixa os olhos vermelhos, mas sem secreção e sem coceira), dores musculares, dor de cabeça e dor nas costas.

Bastante raros, os relatos de morte em decorrência de zika estão, geralmente, relacionados ao agravamento do estado de saúde do paciente, já portador de outras enfermidades. Em 2016, foram confirmados laboratorialmente 6 mortes por vírus Zika: quatro no Rio de Janeiro e dois no Espírito Santo.

A doença é associada a complicações neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barré e a ocorrência de Em 2016, foram registrados 16.864 casos prováveis de gestantes infectadas pelo Zika, sendo 10.769 confirmados por critério clínico-epidemiológico ou laboratorial.

Destes, foram notificados 10.574 casos de recém-nascido, natimorto, abortamento ou feto com suspeita de microcefalia ou alterações do sistema nervoso central (SNC), dos quais 3.144 (29,7%) permanecem em investigação e 7.430 já foram investigados, sendo 2.289 confirmados e 5.141 descartados.

DENGUE:

FEBRE: sempre presente, alta imediato. ASTRAGIA: quase sempre.

RASH: pode ter

COCEIRA: leve

OLHOS VERMELHOS: não

CHIKUNGUNYA::

FEBRE: quase sempre imediato. ASTRAGIA: dores intensas..

RASH: pode ter p.sinais 48hrs

COCEIRA: 50 a 80% leve

OLHOS VERMELHOS: pode ter

ZYKA:

FEBRE: pode está baixa

ASTRAGIA: dores leves

RASH: quase sempre p.sinais 24hrs

COCEIRA: leve a intensa

OLHOS VERMELHOS: pode está

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo