Se for comprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q321723 Direito Constitucional
Com relação ao direito constitucional, julgue os itens que se
seguem. Considere que a sigla CF, sempre que empregada, refere-se
à Constituição Federal de 1988.
Se for comprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que a ANS regulou a jornada de trabalho de seus servidores em discrepância com a lei, esse tribunal poderá determinar que a agência tome as providências necessárias para regularizar essa situação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Conforme art. 71, CF/88, - “O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: IX - assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade”.

Trata-se de competência, portanto, prevista na Constituição. A assertiva está certa.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 CERTO.
CF. Art. 71, IX O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: IX - assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade;
Alguém pode me explicar o porquê de não ser competência da Justiça do Trabalho?
QUESTÃO CERTA!

Olá Walter!

Penso que a questão em si não versa sobre possível controle judicial do ato impugnado e sim sobre o controle administrativo que o Tribunal de Contas exerce sobre o Ente Público.
 
Trata-se, a meu ver, de controle legislativo auxiliado pelo Tribunal de Contas da União sobre a legalidade do ato e apenas isso.

Sistema de freios e contrapesos.

Boa sorte colega!
Prezado Walter,
Servidores de agências reguladoras, autarquias, são estatutários, logo não é competência da justiça do trabalho, esta que cuida por exemplo de celetistas (CLT) e trabalhadores avulsos.
Acredito que o erro da questão está possibilidade da alteração da jornada de trabalho interfirir na percepção dos vencimentos dos servidores. O TCU não fiscalizará qualquer alteração ou descumprimento da lei, mas somente o descumprimento do ato normativo que altere as contas do governo, para mais ou para menos. 
Logo, a ilegalidade do inciso IX, do artigo 71 é especifica, de acordo com a interpretação genética ou legislativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo