Pela acepção usada no texto, o emprego da forma verbal prono...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q15310 Português
Pela acepção usada no texto, o emprego da forma verbal pronominal "se limitou" (l.15) exige a presença da preposição a no complemento verbal; a substituição pela forma não-pronominal - não limitou a extensão -, sem uso da preposição, preservaria a correção gramatical, mas mudaria o efeito da ideia de "democratização" (l.14).
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É necessário avaliar as relações sintáticas do texto. Na linha 8, a flexão de singular em “não se trata” não se deve ao emprego do singularem “um regime”, pois este termo não obriga a concordância: apenas completa o sentido do verbo relacional, tratar-se. A concordância sedá com o pronome SE, na função de sujeito do verbo. Mesmo que fosse plural, "regimes", o verbo continuaria no singular porque essetermo tem a função de objeto indireto e não comanda concordância.O item apresenta, portanto, uma avaliação ERRADA das relaçõesgramaticais do texto.
(C): A mudança é possível e aceita gramaticalmente, porém semanticamente haverá erro. No primeiro caso o sentido é que democratização não foi limitada pela extensão. No segundo caso o sentido é que a extensão não foi limitada pela democratização.
Deve ser avaliado se, pela acepção usada no texto, o emprego da forma verbal  pronominal “se limitou” (l.15) exigiria a presença dapreposição “a” no complemento verbal, e se a substituição pela forma não-pronominal — não limitou a extensão —, sem uso da preposição, preservaria a correção gramatical, apesar de mudar o efeito da ideia de “democratização” (l.14).O desenvolvimento das ideias do texto mostra que é possível a substituição do verbo limitar, em sua função pronominal, “limitou-se” (l.1), pela função transitiva, limitou, sem prejudicar a correção gramatical. No entanto, nesse caso, a democratização seria agente de "limitar", imposta aos direitos políticos. A mudança na transitividade do verbo provoca alteração nas relações semânticas. Como, no original, a limitação afeta a própria democratização, a alteração provocada redireciona a argumentação mas respeita  as normas gramaticais.Com é isso que, em outras palavras, afirma o item, deve ser marcado como correto.

Galera comentando longamente..............é simples a question....

A forma não-pronominal preservaria a correção gramatical, mas mudaria o efeito da ideia de democratização - afirmativa correta.

quando se fala "A democracia não se limitou à extensão", quer dizer, que ela não foi limitada.
agora quando se fala "A democracia não limitou a extensão, quer dizer, que ela não limitou algo.

na expressão "não se limitou" ele exprime que esta não foi a única limitação, da ideia de haver outras barreiras superadas, já na expressão "não limitou a" a ideia já é de como se ele não houvesse limitado(impor) a extensão (limitar) devido a isto item correto

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo