Em relação à pontuação, assinalar a alternativa INCORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a pontuação, que é essencial para garantir a clareza e o entendimento correto de frases. A pontuação correta ajuda a transmitir a intenção do autor e evita ambiguidades. Para resolver essa questão, é necessário entender como a pontuação afeta a estrutura e o significado das frases, especialmente no uso de vírgulas para separar elementos que podem ser considerados como adjuntos adverbiais ou orações adjetivas.
Alternativa Correta: B
A alternativa B - A criança ansiosa, espera pelo recreio. está incorreta porque a vírgula separa "ansiosa" do restante da frase indevidamente. Nesse caso, "ansiosa" é um adjetivo que caracteriza a criança e, por isso, não deve ser isolado por vírgula. A vírgula cria uma pausa desnecessária, que não se justifica gramaticalmente.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - A criança, ansiosa, espera pelo recreio. - Esta frase está pontuada corretamente. As vírgulas isolam "ansiosa" como um aposto explicativo, que fornece uma informação adicional sobre a criança, sem alterar o sentido principal da frase.
C - A criança espera ansiosa pelo recreio. - Nesta construção, "ansiosa" atua como um advérbio de modo, indicando a maneira como a criança espera. Não há necessidade de vírgula, pois o adjetivo está junto ao verbo formando uma unidade de sentido.
D - A criança ansiosa espera pelo recreio. - Neste caso, "ansiosa" restringe o sujeito "a criança", indicando que a característica de ansiedade é específica dessa criança. Não há necessidade de vírgula, já que o adjetivo faz parte do sujeito.
Compreender a função e colocação correta das vírgulas é fundamental para interpretar e construir frases de forma clara e precisa, especialmente em provas de concursos públicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: B
✓ A criança ansiosa, espera pelo recreio.
➥ Quem espera? A criança ansiosa (=a vírgula está fazendo com que o sujeito seja separado pelo verbo= USO INCORRETO DA VÍRGULA).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito, B
Uso INCORRETO da vírgula quando se separa o sujeito do seu verbo, como visualizado na assertiva B.
A criança ansiosa, espera pelo recreio.
Quem espera pelo recreio? R: a criança ansiosa.
São regras básicas para a utilização de vírgulas:
NÃO SE USA VÍRGULA:
1) Entre sujeito e verbo Ex: Todos os componentes da mesa recusaram a proposta.
2) Entre verbo e seus complementos Ex: O trabalho custou sacrifício aos realizadores.
3) Entre nome e complemento nominal e entre nome e adjunto adnominal Ex: A intrigante resposta do mestre ao aluno despertou reações
No nosso caso:
A criança, ansiosa, espera pelo recreio.
É possível a utilização de vírgulas diante do termo ansiosa .
Bons estudos!
Não se pode separar o sujeito do verbo pessoal. GUARDEM ISSO NA MENTE QUE ISSO SALVA VIDAS NAS PROVAS!!!!
A alternativa incorreta é a letra B. A vírgula após “ansiosa” está incorretamente colocada, pois separa o sujeito “A criança ansiosa” do verbo “espera”. As vírgulas são usadas para separar elementos de uma lista, isolar informações adicionais ou explicativas, separar orações coordenadas, entre outros usos, mas não devem ser usadas para separar o sujeito do verbo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo