Os processos básicos de cocção podem ser realizados por meio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1846471 Nutrição

Os processos básicos de cocção podem ser realizados por meio de calor úmido, seco ou misto.


Assinale a opção que indica o método de cocção por calor seco.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tratamento térmico empregado nos alimentos antes do consumo promove modificações químicas que alteram estruturas, características sensoriais e carga microbiana, além de promover inativação de enzimas e reduzir fatores antinutricionais.

Os processos básicos de cocção são calor úmido, calor seco e calor misto.

O calor úmido utiliza a água como meio de cocção, geralmente hidratando o alimento. Os principais métodos incluem: água em ebulição, fervura a fogo lento, cocção a vapor e cocção a vapor sob pressão. Para cada método, a temperatura e o tempo de cocção variam, e a escolha do melhor método depende das características de cada alimento.

Já no calor seco os alimentos se desidratam. Pode ser empregado por meios indiretos e diretos. Os meios indiretos incluem: aquecimento em grelha ou espeto, assar em forno e imersão ou refoga em gordura. Os meios diretos incluem: prancha ou chapa de aquecimento e micro-ondas. Em todos os alimentos submetidos ao calor seco há redução de volume e de massa, devido à perda de água.

O calor misto corresponde a ação conjunta de calor seco e úmido, buscando concentrar e dissolver substâncias do alimento. Nesse método a cocção é realizada em duas etapas: inicia-se com calor seco em gordura, para formar uma camada protetora em volta do alimento; posteriormente, submete-se o alimento a calor úmido, adicionando-se pequenas quantidades de líquido. Exemplos de métodos que utilizam o calor misto incluem ensopar com tampa e abafar com tampa.

Então, percebe-se que esta questão pode ter duas respostas corretas: fritar e refogar. Sugere-se que a questão deve ser anulada.

Gabarito do Professor: Sugere-se anulação da questão


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

opa.... fritar também é calor seco....

Refogar não pode ser o gabarito é um tipo de calor misto, o alimento é frito em pouca gordura e termina de cozinhar no vapor. Pode-se acrescentar uma pequena quantidade de líquido. Ex.: Cebola, chuchu, abobrinha e arroz.

O gabarito certo dessa questão é fritar

Calor seco:

  • Grelhar. Método bastante comum no dia a dia, indicado para alimentos como bifes macios, hambúrgueres e vegetais. ...
  • Assar no forno. ...
  • Assar ao ar livre. ...
  • Fritar. ...
  • Saltear/selar. ...
  • Ferver. ...
  • Cozinhar a vapor. ...
  • Refogar.

Conferi que a banca não mudou a resposta no gaba oficial.. Permaneceu Refogar!

FRITAR  - CALOR SECO INDIRETO

Umas das técnicas mais conhecidas na culinária nacional, proporcionando um produto final crocante em sua superfície, corado e com umidade em seu interior. O ato de fritar consiste na imersão do alimento em algum tipo de gordura ou óleo alimentício que se encontre em alta temperatura, ocorrendo transmissão de calor da panela para o óleo por condução, e do óleo para o alimento por convecção (indiretamente). Este método utiliza elevada quantidade de gordura (quando trata-se de fritura de imersão), e deve ser utilizado observando a temperatura, e qualidade do óleo, visto que trata-se de um método de cocção rápido e deve-se evitar a absorção pelo alimento preparado.

REFOGAR (COM OU SEM USO DE TAMPA) - CALOR SECO DIRETO

Neste método ocorre transferência de calor por condução, na qual o alimento que se deseja trabalhar (em peças pequenas) deve estar depositado em um recipiente que contenha algum tipo de gordura, bem como o líquido liberado pelo próprio alimento durante a cocção. Caso o processo ocorra na ausência de tampa haverá evaporação, e por consequência, concentração dos líquidos presentes no recipiente, concentrando sabores e aromas. Trata-se de um método rápido, preservando a existência de nutrientes e aromas.

  1. Araújo, HC; Ramos, KL; Botelho, RBA; Zandonadi, RP. Transformação dos Alimentos: Carnes Víceras e Produtos Cárneos. In: Araújo, WMC; Montebello, NP; Botelho, RBA; Borgo, LA. Alquimía dos Alimentos. 2° Edição.Editora Senac; 2013. p. 176-181.
  2. Larousse. Conhecimentos de base - Cozimento dos Alimentos. In: Larousse. Mestre-cuca Larousse: 1800 receitas. São Paulo. 1° Edição. Editora Larousse do Brasil Participações Ltda; 2007. p.18-20.
  3. Larousse. Formas de Cozimento. In: Larousse. Larousse da Cozinha Prática. São Paulo. 1°Edição. Editora Larousse do Brasil. 2006. p.16-19.
  4. Kövesi, B; Siffert, C; Crema, C; Martinoli, G. Cocção - Métodos de Cocção. In: Kövesi, B; Siffert, C; Crema, C; Martinoli, G. 1° Edição. Editora: Companhia Editora Nacional; 2008. p. 41-49.

Método de cocção:

Calor seco: ocorre na ausência da água. Em função da desidratação promovida pelo calor, as substâncias presentes nos alimentos ficam concentradas em seu interior.

Calor seco:

Com ar: Assar no forno

Assar no espeto

Grelhados

Com gordura: Saltear

Frigir

Fritar

Fritar é um tipo de calor seco

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo