O auditor ou entidade de auditoria deve garantir que as caus...
julgue os itens subsequentes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
O tema central desta questão é a responsabilidade do auditor ao identificar e relatar os achados de auditoria durante o processo de auditoria independente. É crucial compreender que o auditor deve atribuir as causas, efeitos e impactos dos achados diretamente à ação ou condição que está sendo examinada, evitando atribuições indevidas a fatores externos que não façam parte do escopo da auditoria.
Para resolver a questão corretamente, o aluno precisa entender duas ideias principais:
- Atribuição precisa dos achados: O auditor deve assegurar que qualquer conclusão tirada dos achados de auditoria seja diretamente relacionada à ação ou condição examinada e não a influências externas. Isso garante a precisão e a validade das conclusões da auditoria.
- Avaliação de condições exógenas: O auditor deve ser capaz de distinguir entre problemas causados pela entidade auditada e aqueles que são o resultado de fatores externos. Essa distinção é fundamental para fornecer um relatório de auditoria justo e preciso.
Na alternativa correta ("C - certo"), a afirmação destaca a responsabilidade do auditor em realizar um trabalho preciso e com integridade, garantindo que os resultados da auditoria sejam confiáveis e que as atribuições de causa sejam precisas. Por isso, a alternativa está correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No segundo, deve-se agregar à análise dimensões que permitam à equipe pronunciar-se, por exemplo, sobre a redução da evasão escolar, a erradicação de doenças contagiosas, a qualidade dos serviços prestados pela administração ou a redução dos índices de acidentes no trânsito.
disponibilidade de um serviço pode ser uma condição necessária, mas não suficiente para que determinado problema seja efetivamente resolvido ou para que determinada necessidade seja atendida.
Muitas vezes, o efeito esperado pode não ocorrer ou ser insignificante. Além do mais, uma intervenção governamental específica pode provocar efeitos inesperados, tanto negativos, quanto positivos.
Nas duas situações, ao proceder a uma avaliação de programa, deve-se buscar identificar as relações de causa e efeito
subjacentes aos fenômenos observados, procurando identificar os efeitos atribuíveis exclusivamente ao programa ou projeto.
Trata-se, portanto, de verificar, valendo-se de uma estratégia metodológica apropriada, em que medida os efeitos observados, intencionais ou não, foram causados por essa intervenção específica.
gabarito: certo.
bons estudos!!!
A estratégia metodológica escolhida buscará assegurar, mediante evidências plausíveis, que nenhum outro fator, além do programa, é responsável pelos efeitos constatados. Ou seja, a investigação deve ser planejada de forma a eliminar ou controlar fatores exógenos que podem estar influenciando os resultados observados (eliminação de interpretações alternativas).
Fonte: Portal do TCU
Apesar de eu concordar em partes. Entendo que o trabalho do auditor deve ser assegurar que o "problema" encontrado seja causado pela Admnistração.
Mas, existe um fator exógeno (externo) que é a amostra de auditoria. Se o auditor utilizar uma técnica não adequada, isso poderá influenciar nos resultados.
Por favor, se alguém souber explicar melhor.... agradeço!
Gabrito certo
exógena - que tem origem no exterior.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo