Com base nessa situação hipotética, assinale a altern...
Texto para a questão.
Uma paciente de 68 anos de idade, com queixa principal de falta de ar, tosse e dor torácica, relata ter iniciado, em fevereiro de 2019, quadro de tosse produtiva com escarro amarelado, febre, inapetência e dispneia aos grandes esforços. Houve piora evolutiva da tosse, além do aparecimento de dor torácica em topografia de base de hemitórax direito. A paciente é hipertensa e diabética e está em uso de enalapril, indapamida e metformina. Nega história de etilismo ou tabagismo. Ao exame físico, a paciente se encontrava hemodinamicamente estável, em regular estado geral, taquipneica (32 ipm), hipocorada (+/++++), normotensa e com oximetria periférica de 95% em ar ambiente. Na ausculta pulmonar, apresentou crepitações difusas em hemotórax direito. O aparelho de raio X estava quebrado. O hemograma evidenciou: leucócitos 14.500/mm3, com 3% de bastões; 30,4% de hematócrito; plaquetas 320.000/mm3; ureia 22 mg/dL; creatinina 0,5 mg/dL; glicemia 250 mg/dL; sódio 140 mEq/L; e potássio 4,5 mEq/L. Foram prescritos para uso domiciliar amoxicilina e clavulanato 500/125 mg, de oito em oito horas, por catorze dias e a paciente foi orientada a retornar em 72 h se não houvesse melhora dos sintomas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a C.
O tema central da questão é o manejo de uma paciente com suspeita de Pneumonia Adquirida na Comunidade (PAC), analisando a abordagem diagnóstica e o tratamento adequado. O conhecimento necessário inclui a identificação dos sinais e sintomas da PAC, a importância de avaliar a gravidade da doença e o uso de escores prognósticos como o CURB-65.
Justificativa da Alternativa Correta (C): A alternativa C aborda a importância de avaliar a gravidade da PAC para determinar o tratamento adequado, que pode ser ambulatorial, hospitalar ou em UTI. A avaliação da gravidade tem um impacto direto na redução da mortalidade e ajuda na escolha do antibiótico e da via de administração, além de decidir sobre a necessidade de investigação etiológica. Esta abordagem é essencial para um manejo eficaz da PAC.
Por que as Alternativas Incorretas estão Erradas:
A: Esta alternativa está incorreta porque, embora a radiografia de tórax seja útil, o início da antibioticoterapia não deve ser adiado em pacientes com forte suspeita clínica de PAC, especialmente se o raio X não está disponível.
B: Testes etiológicos não são necessários para todos os casos de PAC não grave tratados de forma ambulatorial. Eles são mais indicados em casos graves ou com falha de tratamento.
D: A questão do CURB-65 não foi corretamente aplicada. A decisão sobre o tratamento domiciliar deve considerar a gravidade e o escore do paciente, que neste caso específico parece precisar de mais avaliação.
E: Esta alternativa está errada porque tratamentos de cinco a sete dias podem ser suficientes em casos não graves de PAC, conforme as diretrizes atuais. A duração do tratamento deve ser ajustada conforme a resposta clínica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo