Sobre a preparação de amostras biológicas a serem observada...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
A alternativa correta é a alternativa E. Vamos entender por que e analisar as outras alternativas.
Alternativa E: Por meio da metodologia de criofratura, o interior de células pode ser observado por microscopia eletrônica de varredura. Neste processo, amostras são crio-protegidas em soluções de dimetil-sulfóxido antes do congelamento em nitrogênio líquido.
A criofratura é uma técnica que permite a observação do interior das células ao congelá-las rapidamente. O dimetil-sulfóxido (DMSO) é utilizado como um agente crioprotetor, prevenindo a formação de cristais de gelo que poderiam danificar a estrutura celular. Esse processo permite a análise detalhada da superfície e das estruturas internas das células sob o microscópio eletrônico de varredura (MEV).
Alternativa A: As amostras biológicas devem ser secadas após desidratação com série de alcoóis (30, 50, 75, 95, 100%) utilizando processos de secagem por ponto crítico, no qual a água e o freon podem ser utilizados como fluidos de transição.
Apesar de correta até certo ponto, a desidratação com série de alcoóis é seguida pela secagem por ponto crítico, mas a água não pode ser usada como fluido de transição. O fluido mais comumente usado é o dióxido de carbono (CO₂), e não o freon.
Alternativa B: As amostras devem ser recobertas com metal condutor depois da montagem. As metodologias de cobertura envolvendo evaporação termal, por ácido tânico e ósmio, são mais vantajosas do que aquelas envolvendo ouro, platina ou paládio.
A cobertura com metais condutores como ouro, platina ou paládio é de fato a mais comum e eficaz. Essa cobertura melhora a condução elétrica e a resolução da imagem no MEV. Técnicas envolvendo ácido tânico e ósmio não são as mais vantajosas para MEV.
Alternativa C: As amostras devem ser montadas em pequenos aparatos metálicos (stubs) que devem ser limpos com soluções oleosas antes das amostras serem recobertas com metais condutores e inseridas no microscópio de varredura.
Embora as amostras sejam montadas em "stubs", a limpeza com soluções oleosas é inadequada. Normalmente, utiliza-se álcool ou acetona para garantir que não haja resíduos que possam interferir na análise.
Alternativa D: As amostras podem ser estocadas à temperatura ambiente sem a necessidade de dissecadores.
Essa afirmativa está incorreta. Amostras biológicas geralmente precisam ser estocadas em dessecadores para evitar a umidade que poderia degradar as amostras ou alterar suas características.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito letra E. Dimetil sufóxido = DMSO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo