A aterosclerose envolve alterações na composição e estrutura...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A formação da placa aterosclerótica inicia-se com a agressão ao endotélio vascular por diversos fatores de risco, como dislipidemia, hipertensão arterial ou tabagismo. Como consequência, a disfunção endotelial aumenta a permeabilidade da parede das artérias às lipoproteínas plasmáticas, principalmente a lipoproteína de baixa densidade (LDL). Na camada íntima da artéria, a LDL recruta monócitos que se transformam em macrófagos para formar as células espumosas, dando início à progressão da placa aterosclerótica.
Já a lipoproteína de alta densidade (HDL) desempenha papel importante no metabolismo lipídico e seu mecanismo cardioprotetor clássico é o transporte reverso do colesterol, que promove a remoção e transporte do excesso de colesterol das células periféricas e dos macrófagos da parede das artérias para o fígado, onde é sintetizado em sais biliares ou excretado.
O efluxo do colesterol dos macrófagos presentes na camada íntima da parede arterial pela HDL é essencial para prevenir a formação de células espumosas e a progressão da aterosclerose.
Portanto, a lipoproteína que se correlaciona inversamente com a aterosclerose é a HDL.
Gabarito do Professor: LETRA E
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
HDL- High density lipoprotein: Menor lipoproteína. Função protetora. Transporte reverso do colesterol → transporte de colesterol dos tecidos extra hepáticos para o fígado → nível elevado associado com baixos índices de Doença Cardiovascular.
Item E
HDL é uma lipoproteína de alta densidade, basicamente sua principal função é realizar o transporte reverso do colesterol. É formada no fígado e no intestino e consegue captar colesterol dos tecidos periféricos depostidos pela VLDL e LDL.
A lipoproteína de alta densidade (HDL) desempenha papel importante no metabolismo lipídico e seu mecanismo cardioprotetor clássico é o transporte reverso do colesterol, que promove a remoção e transporte do excesso de colesterol das células periféricas e dos macrófagos da parede das artérias para o fígado, onde é sintetizado em sais biliares ou excretado.
Fonte: Comentário do professor QC
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo